A ciência não tem uma resposta pronta quanto à causa e elenca aspectos relacionados ao estresse, alergia, uso do cigarro e até mesmo alguns tipos de lesões que surgem na boca. A deficiência em determinados nutrientes é outra explicação que pode levar à origem do problema.
Dentre os nutrientes, aponta-se a vitamina B12 e a vitamina C. O ferro e o zinco também são elementos que, em carência, podem desenvolver o problema. Em termos de relação com outras doenças é possível observar que uma inflamação intestinal, o próprio refluxo e doenças relacionadas à imunidade também fazem com que esse tipo de lesão possa aparecer.
Resumo:
Como deve ser o tratamento?
A afta acaba incomodando principalmente na hora da própria alimentação. É muito difícil ingerir alimentos mais ácidos ou alcalinos e, mesmo alimentos quentes acabam deixando a região ainda mais sensível. E como devemos tratá-la?
Não há uma necessidade obrigatória de tratar a afta. O ideal é que você deixe que ela aos poucos vá se desfazendo. Além disso, são indicados alguns anti-inflamatórios, especialmente em formato de pomada, que podem ajudar na cicatrização. O anestésico é outro aliado, pois vai permitir que o paciente se alimente sem sentir aqueles chatos momentos de dor. A higiene bucal deve ser muito bem cuidada. Muitas pessoas apostam em receitas caseiras, mas há uma orientação médica de que esse tipo de situação pode ampliar o processo da dor.
E a prevenção?
E você, como reage para prevenir e tratar suas aftas?