A latitude pode variar de 0º a 90º na direção norte e de 0º a -90º para os espaços do sul. Quando se utiliza essa numeração combinando longitude, é possível observar e localizar qualquer ponto na superfície da Terra.
Resumo:
Como essas medidas se relacionam com o clima?
As diferentes latitudes vão interferir de forma objetiva nas questões climáticas. Até mesmo no raio de sol, no aquecimento do planeta ou como os eixos norte-sul se organizam. Tudo o que diz respeito ao clima recebe influências das latitudes e longitudes.
Os especialistas explicam que quanto mais uma latitude se aproxima do pólo da Terra, menor ficará a temperatura. De forma semelhante, quanto mais próxima a latitude estiver da Linha do Equador, maior será a temperatura.
Essas oscilações acontecem em função das regiões que abrigam tais áreas estarem mais próximas à Linha do Equador, conhecida como região equatorial. Assim, receberão uma maior quantidade de raio solar intenso. E isso ocorrerá ao longo de todo o ano. Já nas regiões mais polares, na área sul e norte, menores quantidades de calor do sol serão observadas.
Formação das zonas climáticas
A Zona Tropical tende a ser mais aquecida. Nesse aspecto, os territórios brasileiros estão mais localizados nesta zona. Assim, as temperaturas percebem-se mais elevadas que em outros países. De outra maneira, na Zona Temperada, ao longo de boa parte do ano, vamos observar baixas temperaturas. É o que ocorre em algumas regiões do sul do Brasil que possuem frio forte e, em alguns casos, até mesmo neve. Na área da Patagônia, próxima à área sul da Argentina, observam-se os espaços mais gelados do continente.
E nas Zonas Polares, o que acontece? Neste caso, onde estão localizados os pólos da Terra, as menores temperaturas são observadas. É o que acontece no continente do extremo norte americano, regiões da Europa e Ásia. Nessas áreas, a população passa por elevadas temperaturas e acaba sofrendo com o intenso frio. Há, inclusive, espaços considerados inabitáveis.
A ciência lembra que a latitude não pode ser o único aspecto a interferir nas questões climáticas. Há regiões que, mesmo que alojadas nas áreas equatoriais, acabam sendo frias por conta da altitude e vários outros fatores.