A criança é um ser observador e está sempre atenta a nossas atitudes,principalmente dos pais. O aprendizado infantil ocorre por meio da observação. A criança observa o mundo a sua volta, os brinquedos, os objetos, as cores, as atitudes e vai incorporando ao seu mundo o que entende por correto.
Conforme vão crescendo, a curiosidade aumenta e as perguntas se tornam frequentes. O questionamento faz parte do seu aprendizado; ela sempre quer saber o porquê das coisas.
Na hora do aprendizado os pais falam que as crianças não podem mentir, não podem gritar, não podem brigar e não podem fazer um monte de coisas! A partir do momento, em que decidem ser pais a responsabilidade aumenta e é preciso mudar os hábitos, evitando gritar no trânsito, falar palavrão assistindo ao futebol, não brigar com um amigo ou discutir com a mamãe! Nada disso deve ser feito na frente da criança. A máxima “faça o que digo e não faça o que faço” não atende as necessidades dos pequenos.
A criança precisa ter exemplos positivos para a formação de sua personalidade e de seu caráter na adolescência.
Resumo:
Atuação dos pais na vida das crianças
O casal precisa estar em sintonia com as decisões a serem tomadas:
- que tipo de educação e comportamento querem ensinar;
- que criança querem formar;
- quais valores e comportamentos são aceitáveis;
- a criança será educada sobre uma crença ou religião;
- o que é ética e quais são os bons hábitos;
- respeitar ao próximo;
- pregar o amor;
- jogo de cintura na hora das decisões, sem desautorizar o outro na frente da criança.
Para casais separados, a mesma regra deve ser aplicada. Lembrando que o casamento acabou, mas a relação de respeito deve continuar. Afinal, uma criança precisa ser criada com estrutura, com base sólida, com disciplina e o bom exemplo dos pais.
A família deve estar sempre unida e reunida para tomar as decisões mais importantes. O diálogo é sempre fundamental. Nada como uma boa conversa para manter o controle sobre os problemas do dia-a-dia. O casal deve se alimentar bem, praticar atividade física, brincar, jogar, assistir um bom filme, participar das atividades escolares, trocar as experiências, respeitar as opiniões e ideias. Quando a família é estruturada e dão bons exemplos, as chances de uma criança se tornar um adolescente problemático são mínimas. Dessa forma, se evita o estresse e inúmeras situações desagradáveis. Pense! Você é o melhor exemplo que ele tem!