Por que viajar de carro dá sono?
Saiba o que acontece com os passageiros que estão sempre dormindo.
Por Rodrigo Duarte
É muito comum que, em viagens lonas de carros, apenas o motorista permanece acordado, enquanto os demais passageiros simplesmente não conseguem resistir ao sono. Este é um fenômeno tão comum que chegou até mesmo a ganhar um termo que se tornou amplamente utilizado na comunidade científica, que se chama “Hipnose de estrada”.
De acordo com os pesquisadores, um dos principais motivos para o sono é a baixa atividade do cérebro. Os passageiros, quando entram no carro como passageiros, estão em uma rota previsível e monótona. Eles não precisam literalmente fazer nada para chegar ao seu objetivo final, e isso faz com que o cérebro acabe entrando em modo sonolento.
Outro motivo que também acaba explicando a sonolência é o ritmo circadiano das pessoas, que é mais conhecido como “relógio biológico”. Se as viagens ocorrem no começo da manhã ou no final do dia, pode ser que naturalmente as pessoas já estejam mais cansadas e, com isso, pré-dispostas a dormir. E, para algumas pessoas, o ato de dormir não depende de uma cama ou de um colchão.
Existem também pesquisas que acreditam que as características do funcionamento do próprio carro acabam causando este sono. Mas estas pesquisas ainda querem realmente comprovar se elementos como a trepidação do veículo, o movimento do carro e até mesmo o barulho do motor acabem causando uma espécie de relaxamento cerebral, causando o sono.
Vale ressaltar que muitos destes elementos também atingem o motorista, o que pode acabar se tornando um grande problema. De acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), cerca de 42% dos acidentes rodoviários estão relacionados à sonolência dos motoristas.