Por que ser um voluntário?
Por Victor Palandi
O frio se aproxima e todos os anos são realizadas campanhas de arrecadação de agasalhos e alimentos. Muitas outras campanhas são realizadas dependendo das necessidades que vão surgindo como as enchentes, as datas comemorativas, entre outras tantas.
Muitas pessoas e instituições se unem numa só campanha, para ajudar milhares de pessoas que necessitam da sua doação. Todo cidadão pode ajudar de alguma forma, seja por meio material ou afetivo. O trabalho voluntário é uma forma de ajudar a quem mais precisa. O importante é fazer o bem sem olhar a quem.
Resumo:
Qual é a missão do voluntário?
O objetivo do voluntário é de ajudar o próximo proporcionando momentos interessantes e felizes. Quando você ajuda uma pessoa que está em entidades assistenciais, isso é tão gratificante para quem se ajuda e para si mesmo. Ao mesmo tempo em que é gratificante, podemos elevar a autoestima, diminuir a ansiedade e até mesmo prevenir doenças, como a depressão e o estresse. Com o trabalho voluntário, todos nós aprendemos e compartilhamos novas experiências, com palavras ou com um simples gesto.
Pela internet podemos buscar várias instituições que necessitam de trabalho voluntariado. Não importa o tamanho da instituição, o que importa é a sua ajuda seja em doação de alimentos, roupas, sapatos, brinquedos, eletrodomésticos, livros, louças, fraldas, material de limpeza, leite, entre muitos outros produtos que são utilizados pelas instituições.
Qualquer pessoa pode e deve ajudar o seu próximo realizando uma doação seja material ou afetiva para os idosos, crianças carentes, pessoas doentes, além de que muitas instituições ajudam na preservação da natureza, da fauna e da flora.
Quando somos jovens não nos preocupamos com o futuro, pois somente o que importa é aproveitarmos o presente, mas é muito importante pensarmos que hoje temos os nossos pais e amanhã, quem teremos? Nunca sabemos em quem podemos confiar, não é mesmo? Por isso, o trabalho voluntário é tão importante, pois deve ser realizado de coração, por amor ao próximo.
Como ser um voluntário?
Para ser um voluntário, basta procurar uma instituição de sua confiança em sua cidade e verificar de que forma pode ajudar. Pela internet também podemos localizar várias instituições e verificarmos a seriedade de cada uma bem de perto com os nossos olhos.
Algumas instituições e fundações sobrevivem apenas com as doações e revertem todo material que recebem em bazares comprando com o valor: remédios, alimentos e manutenção dos custos com as despesas da instituição.
Se puder, ajude! Se cada um fizer a sua parte, todos nós seremos beneficiados.