Por que não conseguimos espirrar de olhos abertos?
Por Victor Palandi
Primeiro de tudo, é importante conceituarmos de que maneira o espirro ocorre para que você entenda todo o processo.
O espirro é uma ação do organismo contra as impurezas e que visa limpar as partículas de poeira que aderem ao nariz, melhorando a filtragem de ar.
Sendo assim, os atchins costumam vir quando temos umas substâncias prejudiciais em nosso organismo, como o pó, ácaro, vírus ou alguma bactéria.
Isso estimulará seu cérebro que, ao receber esse estímulo, faz com que os pulmões e os músculos responsáveis pela respiração expulsem as partículas indesejadas.
Em alguns casos, o espirro também pode ser provocado como resposta do seu sistema nervoso parassimpático. Ou seja, pode ser uma ação involuntária como resposta a algum efeito externo que a provocou, como uma iluminação excessiva, por exemplo.
Bom, e por qual motivo não conseguimos ficar com os olhos fechados durante esse ato?
Trata-se de uma ação de puro reflexo do ser humano. Para que você entenda melhor, explicaremos.
O espirro provoca uma reação com grande grau de violência, com uma velocidade muito grande e que é capaz de fazer com que todos os músculos da face se contraiam.
Diante dessa contração dos músculos, mesmo que tentemos manter os olhos abertos durante o espirro, isso não será possível, visto que é uma ação involuntária.
Nas próximas linhas, falaremos mais algumas curiosidades a respeito do ato de espirrar que talvez você ainda não saiba.
Resumo:
Mais curiosidades a respeito do espirro
1# – O espirro pode ser barrado? É verdade que há risco de estourar o tímpano?
Se por algum motivo você não quiser ou não puder espirrar, você deverá bloqueá-lo antes que o sopro se forme. Ou seja, tentar antes que o ar esteja chegando.
Se você prendê-lo quando já tiver para sair, isso poderá até mesmo estourar seu tímpano. Isso porque, o espirro aumenta de maneira muito súbita, a pressão em áreas do ouvido ligadas ao nariz. Você segurar o seu espirro pelo nariz fará com que o vendaval precise sair por outro lugar, ou seja, pelo ouvido.
Além do risco de estourar o tímpano, também pode ser prejudicial, pois os ouvidos podem ficar cheios de catarro e sujeitos a infecções.
2# – Falamos sobre a agressividade com que o espirro vem. Você sabe qual a velocidade do espirro?
O jato de ar e as gotículas saem da boca e do nariz a até 160 km/h.
3# – De que maneira as partículas invasoras são expelidas do organismo durante o espirro?
Após o recebimento da mensagem pelas terminações nervosas, o cérebro é responsável por responder a essas partículas.
Dessa forma, os pulmões recebem a ordem e se enchem de ar. Ao mesmo tempo, ocorre a contração dos músculos responsáveis pela respiração (o caso do abdômen e do tórax, por exemplo).
Esse movimento muscular faz com que o ar seja expulso com muita força dos pulmões e, chegando à boca e ao nariz, ele se juntará à saliva e à secreção nasal.