Os cursos superiores possuem divisão por campos de estudo e vinculação a pesquisas por tipo de matéria a ser estudada. Essas divisões visam segmentar os conhecimentos existentes por cada área com vistas a contemplar visões acadêmicas, limitando esses estudos a áreas afins.
Visando atender esta perspectiva e organizar os estudos, os cursos superiores estão divididos, por agrupamento científico, em Ciências Exatas, Humanas ou Sociais e Biomédicas.
Tais divisões consideram os respectivos objetivos e focos existentes em cada uma delas, sempre tendo o Homem como ponto central, considerando os seguintes aspectos humanos:
- Como elemento social, enquadrando-o nas Ciências Humanas ou Sociais;
- Quanto a uso de métodos e à lógica, que estão vinculados às Ciências Exatas;
- Estudos relativos à saúde, Biomédicas.
Cada Ciência estabelecida nestas divisões pode ser descrita com mais detalhes a seguir.
Resumo:
Ciências Exatas
Com origem europeia no início do século XVII, visa atuar em um campo mais restrito ou previamente definido.
Utilizando métodos rigorosos para apurar e testar hipóteses, levando em consideração dados concretos quanto a medições e predições quantitativas precisas e cálculos matemáticos.
Várias disciplinas enquadram-se nesta divisão, a saber: Matemática, Computação, Estatística, Física, Química e Arquitetura.
A principal característica das carreiras e dos profissionais da área de exatas é o Raciocínio Lógico e Estratégico.
Ciências Humanas ou Sociais
Tratam dos aspectos do homem como individuo e como ser social, buscando um maior conhecimento do ser humano.
Fazem parte desta divisão a Filosofia, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, História, Pedagogia, Economia, Administração, Contabilidade e a Psicologia etc.
Enquadram-se todas as disciplinas que direcionem seus estudos aos aspectos humanos e sua vida social.
A Economia e seu enquadramento em ciências humanas
Desta forma a Economia tem de ser considerada como uma ciência que visa identificar e estabelecer a utilidade dos bens em relação ao ser humano e não uma ferramenta apenas de cálculo e precificação de bens e cálculos de índices.
Para se tentar entender de forma mais clara a classificação de Economia como uma Ciência Humana ou Social, temos de definir o conceito de Utilidade, que pode ser assim definido:
“é um conceito econômico que representa a capacidade de um bem ou serviço saciar uma necessidade humana. Desta forma, a Economia procura responder à seguinte questão: como distribuir os finitos recursos entre infinitas necessidades de maneira que se consiga o máximo de saciedade?”
Encarando a Economia dessa forma, observa-se que, por ser baseada nas necessidades humanas, ela se constitui numa ciência humana e não exata.