Você sabe qual o ponto mais alto do mundo? Não?
Pois lhe respondo. Trata-se do Monte Everest, com seus 8.848 metros de altura em relação ao nível do mar. Localizado no Himalaia, assim como a maioria das montanhas que estão entre as dez maiores do mundo, o Everest foi considerado montanha em 1866, antes disso, ela era conhecida como Pico XV.
Vamos nesse texto, enumerar os dez pontos mais altos do mundo, em ordem crescente, com algumas breves informações a respeito desses verdadeiros sonhos de qualquer alpinista.
De uma maneira geral, todos possuem mais de 8 mil metros de altura e estão localizados na Ásia. Vamos a eles!
Resumo:
Lista dos 10 maiores picos do mundo
10# – Annapurnai – Localizado no Nepal, o pico chega a atingir a altura de 8.091 metros.
9# – Nanga Parbat – Está localizado no Paquistão. Sua altura é de 8.125 metros.
8# – Manaslu – Com 8.163 metros de altura, é capaz de encantar visitantes no Nepal.
7# – Dhaulagiri – Também localizado no Nepal, o pico é pouca coisa maior do que o anterior com 8.167 metros.
6# – Cho Oyu – Atinge a altura de 8.188 metros, estando localizado entre o Nepal e a China (Tibet).
5# – Makalu – Também entre o Nepal e a China (Tibet), com uma altura de 8.485 metros.
4# – Lhotse – Outro com a mesma localização, entre Nepal e a China (Tibet). Sua altura é de 8.516 metros.
3# – Kangchenjunga – Está localizado entre o Nepal e a Índia e possui 8.586 metros de altura.
2# – K 2 – O segundo maior pico do mundo possui 8.611 metros e está localizado entre o Paquistão e a China.
1# – Monte Everest – Como já falamos no início do texto, o maior pico do mundo é o Monte Everest, localizado entre o Nepal e a China (Tibet).
Um pouco mais sobre o Everest
O surgimento de toda a Cordilheira do Himalaia está atrelado ao movimento das placas tectônicas. No caso do Everest, ao choque entre as placas Asiática e Indiana.
Como a placa indiana, por ser do tipo continental, é mais grossa e pesada, ela é capaz de afundar sob a placa asiática. Tal fenômeno foi responsável pela formação da cadeia de montanhas que culminou com o pico mais alto do mundo. Como esse choque permanece em curso, o Everest ganha cerca de 4 milímetros a cada ano que passa.
A partir do momento que as informações de que esse era o maior pico do mundo foram sendo divulgadas, tornou-se cada vez mais comum a chegada de alpinistas para tentar escalá-lo. Tentativas infrutíferas, algumas terminando em morte, de escalar o monte começaram a surgir, até que o neozelandês Edmund Hillary e o nepalês Tenzing Norgay conseguiram, finalmente, chegar ao maior topo do mundo. Outros conseguiram repetir o feito posteriormente.
Com isso, a montanha começou a ser alvo de interesse cada vez mais constante de turistas que visitam a região. Por ano, estima-se que cerca de 25 mil turistas visitam o local, grande parte interessada em escalar pelo menos parte do gigantesco Everest.