Pesquisa indica que pets podem aliviar estresse de isolamento na pandemia
Estudo foi feito pela Universidade de York e pela Universidade de Lincoln.
Por Rodrigo Duarte
Uma pesquisa feita por duas importantes instituições de ensino superior do Reino Unido, a Universidade de York e também a Universidade de Lincoln, indica que os animais de estimação podem ser importantes aliados para as pessoas que estão isoladas devido a pandemia. O estudo afirma que os animais de estimação podem ter um impacto positivo na saúde mental das pessoas, especialmente as que estão isoladas.
Foram entrevistadas cerca de 6 mil pessoas no Reino Unido, sendo que 90% delas tinham pelo menos um pet em casa. Os animais mais comuns que apareceram na pesquisa foram os tradicionais cães e gatos, mas também surgiram outros animais, como pequenos mamíferos e também peixes.
Mais de 90% dos entrevistados disseram que seus animais de estimação os ajudaram a lidar emocionalmente com o lockdown que ocorreu no Reino Unido entre março e junho e 2020, e 96% disseram que seus pets os incentivaram a ser ativos e manter-se em forma durante esse período.
Por outro lado, 68% das pessoas que participaram da entrevista afirmaram que ter animais em casa representa uma preocupação maior com seus bichinhos durante o período de isolamento social. Isso acontece especialmente devido ao isolamento social e a dificuldade de acesso a cuidados veterinários, por exemplo.
A principal responsável pelo estudo, Dra. Elena Ratschen, afirma que os resultados comprovam os benefícios dos pets: “A força do vínculo emocional com animais de estimação não teve diferenças estatísticas por espécie animal. O que significa que, em média, as pessoas em nossa amostra se sentiam tão emocionalmente próximas de seus porquinhos da índia quanto se sentiam próximas de seus cachorros”.