Outono: Confira algumas curiosidades sobre a estação

Para algumas pessoas, o outono é a estação que acaba trazendo o alivio das temperaturas mais amenas depois dos dias quentes do verão brasileiro. Para outras, trata-se do prenuncio do inverno, com seus dias frios e nem tão adorados assim por uma boa parcela da população. No Brasil, o outono inicia no dia 20 de março.

Confira algumas curiosidades sobre essa estação do ano:

Extremos

O outono conta com algumas características bem marcantes, sendo que uma das principais é o fato dele contar com dois extremos de temperatura. No seu começo, os dias costumam ser mais quentes, enquanto que os no seu final ele costuma ser bem frio. Isso não costuma acontecer com a primavera, na qual não existe tanta variância de temperatura.

Menos raios solares

Durante os meses de outono, devido a inclinação de rotação terrestre, existe uma redução considerável na incidência dos raios solares. Com isso, o sol acaba sendo bem mais brando durante esses meses.

Céu laranja

Se a primavera é conhecida por ser a estação mais colorida devido principalmente as flores que nascem nesta época do ano, o outono pode ser considerado como a estação com mais cores que podem ser vistas no céu. Durante esses meses, a luz solar colore o céu mesmo durante os primeiros e últimos minutos do dia. Isso faz com que o céu fique com uma coloração vermelho-alaranjada, criando uma aparência bonita e agradável, principalmente quando vem recheado de nuvens.

Ventos

Além das temperaturas, que costumam ser bem extremas também ao longo dos dias, especialmente nas regiões mais ao sul do Brasil, uma das características do outono é o aumento da ventania. Além dos ventos ficarem mais fortes, os dias tendem a formar nevoeiros no seu começo, fazendo com que a estação se torne um verdadeiro problema para grande parte dos aeroportos.

Seca

A mudança do verão para o outono também costuma ser caracterizada como seca. E como a umidade do ar também baixa, essa é uma das estações mais problemáticas para as pessoas que sofrem com doenças respiratórias.

Pela Web

Sair da versão mobile