O que são KPI’s?

O sigla KPI é oriunda do termo em inglês Key Performancer Indicator, isto é, quando falamos de KPI estamos falando em Indicador-chave de performance. A importância dele é relevante, pois ele ajuda a indicar se uma determinada ação ou conjunto de iniciativas estão atendendo aos objetivos delineados inicialmente por uma organização. Esses indicadores auxiliam a manter a visão e missão da empresa alinhadas, além de facilitar a correção de algo que não esteja de acordo com o esperado. Isso ocorre, pois através dos KPI’s é possível medir indicadores dos mais diversos tipos. A seguir, vamos falar sobre alguns deles, além de explicitar de uma vez por todas o que são KPI’s.

KPI não é métrica!

Os termos são próximos e por vezes acabam gerando confusão àqueles que não são da área. A diferença principal entre eles é a seguinte: quando falamos em métrica estamos falando apenas em medir algo, o valor daquilo que se mede. Já o KPI ele é um valor que serve como base para a sua empresa. Através do referencial do KPI sabemos se a empresa está próxima ou longe de seu objetivo e também com auxílio dele medidas são tomadas para que as metas da empresa sejam atingidas dentro dos prazos pré-estabelecidos.

A escolha do KPI é feita de acordo com o que se quer alcançar na organização, a partir de um valor escolhido, isto é, de uma métrica determinada, ela deixa de ter esse nome e passa a ser um KPI dentro daquele cenário.

Itens para a escolha de um bom KPI

Entendemos já de forma breve do que se trata o KPI. Agora vamos listar 5 importantes itens que devem ser seguidos na escolha de um KPI. Através deles se garante que o indicador montado está de acordo com as políticas e objetivo da empresa e, portanto, será de fato eficaz.

KPI or Key Performance Indicator as Concept

Pela Web

Sair da versão mobile