The Big Bang Theory é uma série norte-americana que está fazendo cada vez mais sucesso entre o público aficionado por sitcoms. Já alcançou a oitava temporada e sua história, digamos assim, é repleta de surpresas.
Resumo:
O enredo de The Big Bang Theory
O enredo gira em torno dos protagonistas Sheldon Cooper (Jim Parsons), Leonard Hofstadter (Johnny Galecki) e Penny (Kaley Cuoco). Outros personagens importantes da série são o indiano Rajesh Koothrappali e o judeu Howard Wolowitz. Todos os personagens citados – menos Penny – são gênios das ciências exatas. Cada um tem sua especialidade e, de forma geral, respeitam a profissão um do outro, com exceção de Sheldon, que se acha extremamente superior aos outros.
O humor de The Big Bang Theory
A comicidade da série está na seguinte proporção: quanto mais conhecimento técnico especializado tem o personagem, menos domínio sobre as relações sociais do dia a dia terá e vice-versa. A personagem de Kaley Cuoco é uma garçonete aspirante a atriz. Mal terminou os estudos e as relações entre os dois universos são bastante engraçadas.
O que posso aprender com The Big Bang Theory
O que resulta da série, além de boas risadas, é o conhecimento que os telespectadores podem adquirir através dela. Durante os diálogos, importantes temas os quais são realmente tratados no ambiente das Exatas aparecem, como a Teoria das Cordas, o gato de Schrödinger, leis de Newton, engenharia espacial, enfim, muitos assuntos são inseridos nas conversas.
Os assuntos não são aprofundados, até porque o intuito da série é ser uma comédia, mas aos curiosos de plantão, em praticamente todo episódio aparece algum termo novo que se pode pesquisar e descobrir o que é.
A série não pode servir como um apoio educacional, afinal de contas, é um programa de TV, focado unicamente no entretenimento, mas podemos encarar como um descanso criativo para nossa cabeça, porque, mesmo que sejam apenas citados, os termos científicos são reais.
Além disso, a relação entre os personagens também ensina bastante a quem assiste à série. Apesar de o personagem Sheldon sempre esnobar seus amigos, desvalorizar suas conquistas e deixar claro que Penny é um “ser inferior” a eles, todos eles estão sempre por perto. Mesmo que pareçam obrigados, os amigos nunca o abandonam, mostrando uma lição de tolerância e fraternidade.
Apesar dos sentimentos não serem algo constante na vida de Sheldon, esse personagem mantém relações marcantes com os membros de sua família, principalmente sua mãe e sua avozinha. Isso acaba passando a mensagem de que uma pessoa pode ser a mais entendida de determinado assunto, mas se se excluir do resto do mundo e não souber lidar com pessoas novas, mas as relações sociais estão estabelecidas no nosso instinto humano.