O que é capitalismo informacional?

Quer saber tudo sobre capitalismo informacional? Então preste atenção em toda a explicação deste artigo. Esse tal capitalismo informacional também pode ser chamado de capitalismo cognitivo, sendo ele um conjunto de doutrinas e práticas econômicas que tem relação com à terceira etapa de desenvolvimento do capitalismo que impulsionou o acúmulo e também uso de conhecimentos, especialmente, no âmbito de TI, ou seja, tecnologia da informação.

Capitalismo informacional, onde surgiu?

Esse capitalismo se estabeleceu na década de 1950, com o avanço da globalização. No entanto, ficou mais conhecido no final do século XX, quando a Tecnologia da Informação começou a avançar, especialmente, com o crescimento na área das transações comerciais feitas via internet.

A referência do capitalismo informacional são as empresas de tecnologia que se estabilizaram a partir do século XX, no Vale do Silício, Califórnia. Toda essa nova etapa do capitalismo não erradicou e nem ao menos abalou o crescimento industrial e comercial, cujos são típicos das etapas anteriores. Contrário a isso, o desenvolvimento da tecnologia da informação foi muito relevante para otimizar os processos produtivos utilizados pelos setores de comércio e indústria.

Quais são as principais características do capitalismo informacional?

O capitalismo informacional conta com algumas características consideradas as principais como:

As alterações sociais ocasionadas pelo capitalismo informacional pode ser resumida no aumento na troca de ideias e informação por meio das redes sociais; crescimento da dependência tecnológica, especialmente com a necessidade de estar sempre conectado e também ativo nessa mídia, aumento da quantidade de informações recebidas por pessoas diariamente.

Teórico principal do capitalismo informacional

O capitalismo informacional é estudado e também desenvolvido pelo sociólogo espanhol Manuel Castells, que é autor do livro “A sociedade em rede”, publicado no ano de 2006, mas originalmente escrito em 1996. Para ele existe uma questão em aberto em relação a periodização do sistema capitalista e sua evolução.

Informações interessantes, não é? Então compartilhe!

Pela Web

Sair da versão mobile