O que é cadeia de valor?

A cadeia de valor é uma maneira de fazer com que a empresa possa exercer suas atividades melhor, conferindo aquilo que o cliente espera dela. A cadeia deverá designar atividades da empresa para satisfazer todas as necessidades do cliente. A cadeia diz respeito de todo o ciclo de vida do produto da empresa, desde os fornecedores até o consumidor final. Essas atividades desenvolvidas pela empresa estão expressamente interligadas.

São atividades que são criadoras de valor, é claro para agregar mais valor a empresa e ao produto, dessa forma a conferir melhor qualidade ao cliente, que continuará comprando o produto e então a empresa poderá lucrar mais, que é sempre o objetivo das empresas.

Identificando atividades criadoras de valor

O primeiro passo ao desenvolver uma cadeia de valor é identificar quais são as atividades criadoras de valor, para justamente agregar valor da maneira certa ao produto.

Um método prático para descobrir qual atividade é mais criadora de valor, é vendo quanto tempo tal processo pode levar, porque muitas vezes processos mais demorados tem mais chances de agregarem menos valor ao produto.

Uma cadeia de valor é criada por atividades de apoio e atividades primárias.

Atividades primárias são genéricas de qualquer indústria como marketing, compras, vendas logísticas, etc.

Atividades de apoio podem ser subdivididas em de infraestrutura (contabilidade), de gerência (treinamento), de desenvolvimento de tecnologia e de aquisição (compras de matéria-prima).

Atividades da cadeia de valor

A cadeia de valor poderá ter atividades diferentes de acordo com a estratégica adotada para seu funcionamento.

As atividades estratégicas funcionam para implementar uma estratégia, pois afetam o desenvolvimento da empresa como um todo. Nessa atividade devem usufruir de todos os recursos, na questão de qualidade e de qualidade juntos.

Já a atividade tática complementam as atividades estratégicas. Para isso devem ser asseguradas para otimizar a questão de custo e benefício. É usada como suporte apara a atividade estratégica e muito importante para a cadeia de valor como um todo, uma vez que é nessa atividade que se percebe o momento que a empresa terá mais lucro e como fazer para ter mais lucro efetivamente.

Enquanto as atividades de base são do funcionamento básico da empresa. Nessa atividade o impacto é reduzido no desenvolvimento da empresa, uma vez que essas atividades são atividades consolidadas da empresa na maioria dos casos. Mas nessa atividade, se confere a minimização dos custos para empresa, o que também está ligado com o otimização dos lucros.

Elos

A cadeia de valor é formada por elos que estão entre as atividades de apoio e as atividades primárias. Pela análise desses elos é que se percebe quando a mesma ação pode ser realizada de maneira diferente, muitas vezes uma maneira com menos custos ou de maneira a se conseguir mais lucro.

Pela Web

Sair da versão mobile