E como comprar o notebook ou trocar o antigo? É importante que você esteja antenado nas dicas dos sites e profissionais especializados no assunto. Entender a finalidade do equipamento também é fundamental. Um notebook para estudante pode ser usado para outras atividades, mas é preciso saber se o orçamento do estudante se adequa aos modelos que existem no mercado. Os lançamentos de ponta não são, necessariamente, as melhores escolhas. Se sua necessidade é básica, atenha-se ao básico.
Resumo:
Categorias diferenciadas
Existem três diferentes categorias e parâmetros que devem ser observados. O preço médio precisa ser analisado, além das liquidações e ofertas.
Notebook básico para estudos: em geral, modelo com processador do tipo Dual Core e Intel Core i3. A memória RAM desses modelos vai de 2GB a 4 GB. Serve para planilha, acesso a internet, digitação de textos. Não se adequa para programas pesados de edição.
Notebook intermediário: um tipo de configuração que permite utilizar programas mais pesados, com rapidez. Processadores Intel Core i5 são os mais recomendados, com memória RAM a partir de 4 GB, podendo chegar a 8 GB. Vai contar com editor de vídeo, áudio, imagem e outros editores gráficos dos pacotes do Photoshop. O conjunto de softwares tem melhor desempenho.
Notebook profissional: também usado para jogos, são os mais caros. As placas de vídeo são obrigatórias nesse tipo de equipamento. Os processadores podem ir do
Core i5 e Core i7. Na memória RAM, além dos 8 GB ou até mais. Os preços vão sendo elevados à medida que novos acessórios de potência são implantados. É ideal, por exemplo, para universitários ou estudantes da área técnica que usam 3D como AutoCAD, SketchUp, Revit e alguns outros programas comuns dos cursos de Engenharia e Arquitetura.
Outro aspecto importante diz respeito à marca do produto. De modo geral, as pessoas utilizam as marcas mais comuns do mercado. Porém, quem pode investir um pouco mais na compra de um Mac, também é válido. O sistema operacional deve ser avaliado. Computadores com Linux são muito bem vindos para aqueles estudantes que defendem a ideia do software livre.