Indiano se torna “calculadora humana” depois de ter traumatismo craniano
Homem acabou ganhando o prêmio de ouro na Índia em campeonato de cálculo mental.
Por Rodrigo Duarte
Um homem acabou se tornando a “calculadora humana” mais rápida do mundo depois de sofrer traumatismo craniano. A história poderia ser o pontapé de qualquer filme de ficção científica, mas é uma história real. O indiano Neelakantha Bhanu Prakash recentemente recebeu o prêmio de ouro em uma competição de cálculo mental que acontece na Índia.
Bhanu tem apenas 20 anos de idade e acabou se tornando uma grande celebridade a partir dos destaques que obteve na competição de cálculo. Quando as pessoas pensam em destaques das ciências exatas, a grande maioria acaba tendo a ideia de que os gênios nascem assim. Mas não é o que acontece sempre, e Bhanu é um exemplo.
Quando ainda era um menino, com apenas 5 anos de idade, ele acabou sofrendo um acidente que causou um traumatismo craniano. Ele acabou ficando acamado por um ano, e isso acabou desencadeando sua incrível jornada no mundo da matemática. Durante uma entrevista, o indiano falou que os médicos disseram aos seus pais que ele poderia passar a ter problemas cognitivos.
“Então, eu fiz cálculos matemáticos mentais para sobreviver, para manter meu cérebro ativo.” Pode-se dizer que Neelakantha Bhanu Prakash está para a matemática assim como Usain Bolt está para a corrida.
Ele também revelou alguns segredos de como conseguiu alcançar o sucesso. Antes de mais nada, ele afirma que as competições de matemática devem ser encaradas como um esporte. Por isso, ele afirma que desenvolveu uma rotina de treinos que tem como objetivo não apenas resolver problemas, mas também resolver problemas da forma mais rápida possível.
Como todo esportista, suas rotinas de treinos também acabam sendo acrescidas de dificuldades. “Eu pratico com música alta, conversando com pessoas, jogando críquete, porque é quando seu cérebro está sendo treinado para fazer várias coisas ao mesmo tempo.”