Horário de estudos: Saiba com é a melhor hora.
Aproveitamento nos estudos pode estar relacionado ao chamado ritmo circadiano.
Por Rodrigo Duarte
Existe um melhor horário para estudar? De acordo com os especialistas, pode sim existir um determinado momento do dia no qual os cérebros das pessoas estão mais preparados para receber e armazenar informações. E isso está diretamente relacionado ao chamado ritmo circadiano.
Resumo:
O que é o ritmo circadiano
Este é o nome que é dado para as alterações cíclicas que ocorrem no metabolismo em um período de 24 horas. De acordo com os pesquisadores, este ciclo está diretamente relacionado ao relógio biológico, que geralmente se sincroniza de acordo com os ciclos de claro escuro.
O ciclo também está diretamente relacionado com a liberação e o processamento de determinados compostos químicos dentro do organismo humano. É o caso do cortisol, que está diretamente relacionado com os processos metabólicos. Existe uma maior concentração do cortisol nas primeiras horas da manhã, e uma acentuada queda ao longo do dia.
Outro composto que também está diretamente relacionado com o ritmo circadiano é a melatonina, que é conhecida como hormônio do sono.
Todo este ciclo acaba definindo os momentos nos quais o corpo da pessoa está mais propenso a realizar determinadas atividades. Quando ele fica bagunçado, o organismo precisa de um tempo para se ajustar. É o caso das pessoas que enfrentam mudanças bruscas de fuso horário, como nas viagens mais longas, ou na mudança do horário de verão.
Relação com as atividades do dia
Esse ritmo pode acabar mudando de pessoa, uma vez que depende tanto de características próprias do organismo quanto também da rotina que a pessoa adota ao longo da vida. Com isso, são criadas pessoas que podem se encaixar em três tipos diferentes:
Matutinas: Que gostam de acordar e dormir cedo, ficando mais alertas durante a parte da manhã;
Vespertinas: Acordam e dormem tarde, apresentando maior rendimento nas atividades durante tarde e noite.
Intermediário: Não possuem disposições significativas em relação aos horários e conseguem se adaptar mais facilmente.
Para saber qual é o melhor horário de estudos, é preciso entender como funciona o organismo de cada um.