Fórmula de Bhaskara: Confira algumas curiosidades

Uma das fórmulas mais conhecidas dentre os estudantes no ensino médio é a chamada Fórmula de Bhaskara. Na grande maioria dos casos elas acabam sendo apresentadas para os alunos apenas como uma forma de resolver os problemas que ficaram conhecidos como Equação do 2º Grau.

Mas pouco acaba se explorando sobre as origens desta fórmula, começando pelo seu nome. Confira algumas curiosidades sobre o surgimento da fórmula:

Quem foi Bhaskara

O nome da pessoa que acabou sendo creditada como criadora desta importante fórmula é Bhaskara Akaria. Ele foi um indiano que vivem aproximadamente de 1114 a 1185 d.C. Muitos pesquisadores da área afirma que ele foi de suma importância para o desenvolvimento das ciências extas como são conhecidas nos dias de hoje.

O indiano nasceu em uma família que era focada na ciência, sendo que seu pai já tinha interesse em estudar questões como o movimento do sol, as horas, os eclipses e as movimentações dos planetas sob a perspectiva matemática que fundamenta a astronomia.

A sua história na matemática começou, de forma mais efetiva, quando ele começou a trabalhar no Observatório. Como matemático e estudioso, escreveu três livros, que são obras fundamentais nas quais ele relata toda a sua teoria e expõe seus conhecimentos que desenvolveu ao longo dos anos de estudo.

Criação da Fórmula

Existem algumas divergências sobre a criação da fórmula por Bhaskara, uma vez que existem correntes de pesquisa que afirmam que existem indícios desta fórmula pelo menos 100 anos antes do nascimento do indiano. Mas ele acabou ganhando o crédito por ter publicado a fórmula em um livro.

Casamento da filha

Uma lenda que surgiu sobre o indiano fala da construção de cilindro do tempo, que tinha como principal missão avisar qual seria o momento perfeito para o casamento da sua filha. Ele fez esses cálculos com base em estudos astrológicos. O cilindro tinha sido colocado dentro de um vaso de água, que ia enchendo com o tempo. Mas a filha do indiano teria derrubado uma pérola dentro do cilindro, tampando a abertura e tornando o instrumento inútil. E assim, de acordo com a lenda, a filha de Bhaskara nunca teria se casado.

Pela Web

Sair da versão mobile