Encontradas ferramentas de pedra mais antigas que os humanos
Objetos foram encontrados no Quênia e podem ajudar a contar mais sobre a evolução do Homo sapiens.
Por Rodrigo Duarte
Recentemente uma equipe de pesquisa anunciou que foram encontradas ferramentas feitas de pedra que datam de 2,9 milhões de anos atrás. De acordo com as informações que foram divulgadas, os objetos foram achados no sítio arqueológico Nyayanga, às margens do lago Vitória, no Quênia.
Dentre os itens que foram encontrados estão martelos de pedra, núcleos líticos (massa homogênea de rocha) para triturar plantas, ossos e carne, lascas de pedra afiadas para cortar carne e ossos de hipopótamos abatidos. Essa é uma descoberta muito importante, pois as datas das ferramentas acabam sendo anteriores a raça humana como a conhecemos.
Muito provavelmente os responsáveis pela criação e também pela utilização dessas ferramentas foram os primeiros a consumir grandes animais, já que em um local muito próximo também foram encontrados três esqueletos de hipopótamos. A forma como os ossos foram quebrados e cortados nos animais indicam que eles já estavam sendo consumidos de uma forma mais complexa.
Os pesquisadores ainda não podem confirmar, com base no que foi coletado, quem foram os responsáveis por fazer as ferramentas. Os Homo sapiens surgiram há cerca de 200 mil anos, portanto as ferramentas eram muito anteriores.
Perto do local onde as ferramentas foram encontradas a equipe também acho dois dentes de Paranthropus, uma espécie de combinação entre macacos que podia andar de maneira ereta e evoluiria para os seres humanos. Por isso, pode ser que estes ancestrais pré-históricos dos seres humanos tenham feito as ferramentas para abater animais de maior porte.
Até então, a grande maioria dos pesquisadores assumiam que só as espécies que eram consideradas como pertencentes ao gênero Homo tinham a capacidade de fabricar as ferramentas rudimentares.