Doação de Sangue – Faça sua parte!

A doação de sangue é um ato de humanidade e de consciência. A população não possui o hábito de doar sangue muitas vezes por dúvidas quanto ao procedimento e outras por medo ou receio de contaminação, e tantas outras situações.

Doar sangue é um gesto simples para você e muito importante para quem precisa. É um ato seguro para quem doa e para quem recebe.

Campanhas do Governo

O governo estimula a doação de sangue por meio de campanhas, mas ainda o resultado não é o suficiente para abastecer os hemocentros, pois a demanda de transfusões de sangue é muito alta.

A última campanha realizada pelo governo foi em junho desse ano direcionada os jovens entre 16 e 29 anos com o slogan “Seja pra quem for, seja um doador”. O governo com parceria ao futebol aproveitou a Copa das Confederações para incentivar os jovens a participar da campanha de doação de sangue aumentando a quantidade de sangue nos hemocentro para as pessoas que necessitam.

Vários vídeos foram vinculados na internet com a participação de jogadores alertando sobre a importância de doar sangue abastecendo os hemocentros.

Você sabia que apenas 2% da população brasileira doa sangue, ou seja, têm o hábito de doar de forma espontânea? Isso representa que 3.6 milhões de pessoas doam sangue todo o ano, mas esse número ainda deve ser ampliado. Cadê os demais? Você não sabe se será o próximo a usar o sangue disponível nos hemocentros, sabe? Portanto cada um de nós deve fazer a sua parte.

Legislação

O artigo 473 da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas – garante que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:

IV – por 1 (um) dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

Sendo assim, você poderá também poderá se beneficiar desse direito ajudando as pessoas que precisam da sua solidariedade.

Doar sangue não dói!

O ato de doar sangue não dói: é fácil, rápido e salva muitas vidas. Além disso, a retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação acontece quase de forma imediata após a doação.

Quem pode doar sangue?

No dia da doação são necessários alguns procedimentos como:

Quem não pode doar?

Onde doar?

Você pode doar sangue nos postos fixos ou móveis do Hemocentro do seu estado. Você pode obter maiores informações no site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br.

Doe sangue! Seja solidário! Ajude a salvar vidas!

Pela Web

Sair da versão mobile