Muitas pessoas não gostam do horário de verão, pois encontram dificuldades em se adaptar a mudança de tempo e clima. Muitos ainda acabam determinando as ações tomadas durante o dia calcado no aspecto ambiental que o horário de verão oferece. A ilusão de voltar mais cedo dos lugares de ter mais tempo as atividades.
Quando chega o horário de verão, as pessoas costuma ter muita dificuldade de se adaptar a esse período. Para jovens e crianças, por exemplo, a dificuldade está no momento de dormir e acordar, e se tornar ainda maior para aqueles que estudam pela manhã. Logo, as primeiras semanas do horário de verão costumam ser bem difíceis.
Então, nesse pouco tempo de adaptação a um novo tempo, é normal que as pessoas durmam menos do que gostariam, acabam desregrando, de certa forma, muitos fazeres de seu dia a dia, e a consequência quase que imediata disso é surgimento de algumas complicações diárias.
Nessas primeiras semanas podem ser percebidas quedas na imunidade e, consequentemente, o surgimento de gripes e resfriados. Muitos podem se sentir cansados e sonolentos durante o dia. Podem apresentar uma queda rendimento, dificuldade de aprendizado, absorção, memorização e aprendizado, além de apresentarem, também, mau humor.
Porém, existem formas de se adaptar melhor ao horário de verão e não sentir tanto os efeitos da mudança em seu cotidiano.
Resumo:
Relógio biológico
Quando o horário de verão chega, o relógio biológico das pessoas começa a funcionar de forma diferente e essas alterações que trazem esses problemas e dificuldades. É possível fazer com que esse relógio biológico funcione melhor.
E para isso, será preciso tomar cuidados com o funcionamento pleno do organismo. Por isso, dormir é essencial para se adaptar o mais rápido possível ao horário de verão.
Dicas para melhor adaptação
A primeira dica é fundamental para o decorrer do dia e um melhor desempenho para a realização de atividades. As pessoas devem tomar banho pela manhã, sempre antes de ir para a escola ou trabalho, isso lhes dará maior disposição para as práticas do dia a dia.
Além disso, o banho também promove um efeito relaxante ás pessoas, por isso se torna muito eficiente também quando tomado antes de dormir e vá para cama. Assim você também faz com que o ambiente do sono seja mais propicio a uma noite tranquila e relaxante.
Evite fazer exercícios físicos durante a noite. Pois, quando são praticados nesse período do dia, causam maior excitação agitação do corpo e, dessa forma, dificultam o sono. O essencial é que se faça exercícios em outros horários do dia, pela manhã ou tarde.
Faça refeições mais leves antes de dormir, nada que vá ficar trafegando em seu estômago e evite a azia. Evite também alimentos estimulantes como o café. E, por fim, fique longe luzes, como celulares, e busque lugares silenciosos.