Curiosidades sobre o novo testamento
Por Victor Palandi
O Novo Testamento é feito de vivências. Jesus não deixou nada escrito. Ele pregou e colocou em prática todo o projeto de Deus contado no Antigo Testamento. Mas seus seguidores não deixaram que estes ensinamentos morressem e o escreveram para que sua missão fosse conhecida pelo mundo. Esses seguidores não queriam fazer uma biografia de Jesus, mas anunciá-lo, para que os homens tivessem fé. Jesus foi o maior motivador do mundo.
Trouxe ensinamentos, milagres, verdades incontestáveis em seu dia a dia, o que fez fortalecer a fé de muitos povos. O Novo Testamento é o tipo de livro que gerou diversas interpretações, mas pode ser usado como um bálsamo em qualquer problema ou adversidade da vida moderna.
Mesmo quem não está ligado a nenhuma religião pode interpretá-lo como uma mensagem de fé, coragem e esperança, para criar uma nova realidade, um novo estilo de vida ou, simplesmente, encontrar um sentido para a própria história.
Resumo:
Grandes curiosidades sobre o novo testamento
– Os evangelhos – que são formas de anunciar o Cristo, tratam da pessoa, das palavras e das ações de Jesus. Ao mesmo tempo que são parecidos, são absolutamente diferentes, pois trazem os filtros de seus autores.
– A carta aos romanos ensina que a salvação vem pela fé. Sua finalidade é a de mostrar que nenhuma lei pode salvar os humanos, apenas a fé.
– A carta aos coríntios orienta as pessoas sobre os estados da vida. Os temas vão de matrimônio a virgindade; comportamento a cristianismo e fundamenta-se no amor e no respeito ao próximo que Jesus ensinou.
– A carta aos colossenses trata de uma questão que surge dentro da própria Igreja – a distinção entre o verdadeiro e o falso na interpretação da própria fé. Algo que vemos muito nos dias atuais, que são distorções da fé, podem ser facilmente identificadas se observarmos este livro do novo testamento.
– Ao contrário do que muitos imaginam, o Apocalipse significa revelação. Portanto, o apocalipse é uma mensagem reveladora. O autor procura revelar mistérios de difícil compreensão. O livro de João é um verdadeiro alimento espiritual para a fé e demonstra claramente que existe um divisor de águas quando as pessoas estão engajadas a buscar sentido a suas vidas.
– A terceira carta de São João é uma carta de encorajamento, que apresenta situações e pessoas bem concretas.
– A carta de São Judas ensina a não desanimar na fé e reconhecer as aberrações de um misticismo amoral. Mesmo parecendo violenta, ela tem um profundo significado.