Cromoterapia – Definição, origem e tratamento
Por Victor Palandi
Você acredita no poder das cores e das energias existentes no Universo? Tem muita gente que sim, e essas pessoas estão se beneficiando da energia das cores para aumentar a qualidade de vida e buscar em um tratamento alternativo, que pode curar ou aliviar suas doenças e males.
Acredita-se que a cromoterapia pode trazer ao indivíduo o equilíbrio físico, mental e auxiliar no tratamento de algumas doenças. O que consiste a cromoterapia? Como funciona e quais as cores utilizadas no tratamento? Vamos entender e responder a essas perguntas de acordo com a orientação de especialistas no assunto.
Resumo:
Origem da Cromoterapia
Essa é uma das terapias mais antigas do mundo, utilizada pelos antigos egípcios, babilônios, gregos, chineses e indianos que utilizavam as cores para fins medicinais. Foi a partir do século XVII que um cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe pesquisou por 40 anos as cores e sua bioinformação. Os especialistas e estudiosos acreditam que as células humanas possuem propriedades de luz e que dependendo da harmonização dessas células, ocorrem modificações no sistema de informação do corpo. Elas são importantes para avaliar como sofrem essas modificações auxiliando a cura nas doenças.
A cromoterapia é uma terapia que consistem em utilizar a energia das cores proporcionando o equilíbrio e a harmonização do organismo. As cores emitem uma frequência vibratória, ou seja, a emissão de energia produzindo estímulos diferentes ao organismo. A cromoterapia possui como objetivo não apenas aliviar os sintomas da doença, mas equilibrar e harmonizar o que está causando as dores. É importante ressaltar que a cromoterapia é um tratamento complementar que não dispensa o tratamento médico convencional.
Como funciona o tratamento?
O cromoterapeuta (profissional especializado) utiliza uma caneta que possui em sua extremidade um cristal que emite cores. Ele realiza uma avaliação no paciente verificando qual a cor que será utilizada e o local a ser aplicado. As cores devolvem ao indivíduo as forças naturais do organismo aliviando suas dores e restabelecendo a cura.
A cromoterapia é uma terapia complementar reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1976.
Cores utilizadas no tratamento
As cores utilizadas no tratamento são as seguintes: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
- Vermelho – possui efeito estimulante e atua para a melhora da circulação sanguínea.
- Laranja – possui efeito descongestionante.
- Amarelo – possui efeito estimulante do sistema linfático e intestinal.
- Verde – possui efeito de equilíbrio nas funções cerebrais.
- Azul – possui efeito analgésico, relaxante e reconstrutor.
- Anil – possui efeito calmante, auxiliando o equilíbrio dos distúrbios emocionais e mentais.
- Violeta – possui efeito desintoxicante, calmante atuando no equilíbrio do sistema nervoso, células e tecidos.