Consumo Sustentável – O que é e Como fazer
Consumo sustentável é saber usar de forma consciente os recursos naturais satisfazendo as necessidades sem comprometer as necessidades das gerações futuras.
Por Victor Palandi
Brasil é um país muito grande e com muitos recursos naturais. Temos água, matas, florestas tropicais, fauna e flora abundantes, e toda essa imensidão e recursos naturais ainda faz muita gente pensar que todos esses recursos são inesgotáveis. Mas não é bem assim! Pensar dessa forma seria um grande engano.
É preciso conscientização para todas as nossas atitudes e ações para não comprometermos a sobrevivência das gerações futuras. Afinal, tudo um dia acaba se não soubermos usar com moderação.
Resumo:
Você sabe o que é consumo sustentável?
Consumo sustentável é saber usar de forma consciente os recursos naturais satisfazendo as necessidades sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Ou seja, é usar os recursos naturais de forma menos agressiva e de forma mais proveitosa com limitações.
Pequenas atitudes podem fazer toda a diferença! Mudar algumas atitudes é necessário e não precisa de muito com esforço, somente mais atenção com o que está ao nosso redor e mais respeito com as demais pessoas.
Preservação dos recursos naturais
Algumas medidas devem ser tomadas em relação ao uso de determinados recursos naturais como a água, à energia elétrica e o lixo.
Preservando a água
A água é fonte de vida. Dá para viver sem a água? Não dá, não é mesmo? Portanto, ela deve ser usada com responsabilidade e economia.
Você sabia que, atualmente, pelo menos metade da população mundial enfrenta problemas de abastecimento de água? Você sabia que muitos países já tentaram comprar a maior riqueza que temos que é a nossa água, ou seja, o Rio Amazonas? Que absurdo, não é? Mas isso não está tão longe de acontecer! E ainda, no decorrer dos anos, muitas fontes de água doce secaram ou estão poluídas que tornam a situação ainda mais complicada e escassa.
Preservando a energia elétrica
No Brasil, o consumo de energia elétrica aumenta a cada ano. É preciso economizar para não acabar. Sabe aquele velho ditado: sabendo usar não vai faltar? A economia de energia beneficia o bolso do brasileiro e também contribui para o adiamento de novas hidrelétricas, que causam grandes impactos ambientais.
Preservando o lixo
A água falta em nosso planeta enquanto o lixo, sobra. No Brasil, a cada ano a quantidade aumenta e os gastos com a criação de novos aterros sanitários, aumentam. Temos muitos lixões espalhados por várias cidades em todo o país e para piorar ainda mais a situação lixo é jogado em terrenos baldios o que acarreta a transmissão de doenças para a sociedade.
Dicas preservar os recursos naturais e economizar dinheiro
No banheiro
- Verificar os vazamentos como é o caso de torneira pingando, canos furados e problemas no vaso sanitário;
- Evitar, se possível, usar o chuveiro em horários de pico, não tome banhos demorados;
- No verão, usar a posição menos quente ou posição verão no chuveiro;
- Não escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta;
Na cozinha
- Ao lavar a louça use a água corrente somente para enxaguar;
- Ligar a máquina de lava louça somente quando tiver com a capacidade toda preenchida;
- Lavar as verduras em uma vasilha e deixe-as de molho por alguns minutos no vinagre ou em solução de hipoclorito e depois enxague.
- Verificar se não há vazamento na torneira.
Podemos colaborar com muitas outras medidas e mudanças de atitudes para a preservação dos nossos recursos naturais. Pense e colabore!