O momento da formatura é um dos mais esperados pelos estudantes universitários. Mas também pode ser um momento de muito nervosismo, especialmente para aqueles que acabam sendo escolhidos como oradores da turma. A principal função do orador é justamente transmitir uma mensagem tanto par aos estudantes quando para os familiares, amigos, professores e demais presentes.
Espera-se sempre que um discurso de formatura tenha alguns elementos, especialmente motivacionais, para que as pessoas consigam começar a encarar o desafio de começar, de fato, uma vida profissional.
Neste momento, pode ser interessante conferir alguns discursos famosos que podem servir de inspiração:
Resumo:
Neil Gaiman (Falando sobre a importância de manter o foco e fazer o trabalho bem feito)
“Quando as coisas ficarem difíceis, é isso o que vocês têm de fazer: façam boa arte. Eu estou falando sério. O seu marido fugiu com um político? Fala boa arte. Perna esmagada e depois devorada por uma jiboia mutante? Faça boa arte. Gato explodiu? Faça boa arte. Alguém na internet pensa que o que você faz é estúpido ou ruim ou já foi feito antes? Faça boa arte. Provavelmente as coisas se resolverão de algum modo, e eventualmente o tempo levará a dor mais forte embora, mas isso não importa. Faça apenas o que você faz de melhor. Faça boa arte. Faça-a nos ruins, faça-a nos dias bons também.”
Michelle Obama (Falando sobre se apegar aos fios de esperança em tempos difíceis)
“Quando os tempos ficarem difíceis e o medo se instaurar, pense naquelas pessoas que abriram caminho para você, e naquelas que estão contando com você para abrir o caminho para elas. Nunca deixe que a insegurança ou o medo ditem o curso da sua vida. Segure firme nas possibilidades e se projete para além do medo. Apegue-se à esperança que o trouxe aqui hoje, a esperança de trabalhadores e de imigrantes, de colonos e escravos, cujo sangue e cujas lágrimas construíram esta comunidade e possibilitaram que vocês sentassem nas cadeiras.”
Octavia Spencer (Falando sobre os perigos de se comparar aos outros)
“Não se deixe cair na armadilha das comparações. Ignore as listas bobas de “30 antes dos 30” que a internet joga na sua casa antes de você sequer ter tomado uma xícara de café pela manhã, porque elas serão um veneno para a sua vida depois da graduação. Acredite. Comparar-se aos sucessos dos outros faz com que você demore mais para encontrar os seus.”