Todo mundo sabe que dormir é fundamental para a manutenção da saúde. O próprio corpo faz questão de avisar, uma vez que as pessoas simplesmente não conseguem ficar muito tempo sem descansar por algumas horas do dia. Mas nem tudo o que se afirma sobre o sono é verdade.
Confira alguns dos mitos relativos ao sono que todo mundo já deve ter escutado pelo menos uma vez na vida.
Resumo:
Todos devem dormir 8 horas por dia
Este é um dos mitos mais consolidados em relação ao sono que muitos simplesmente não discutem mais. Mas a verdade é que nem todo mundo precisa necessariamente dormir oito horas por dia. A necessidade de sono acaba variando de pessoa para pessoa, sendo que influencias genéticas podem ser determinantes no processo.
Portanto, a quantidade de sono que uma pessoa precisa sempre será aquela que permite com que as pessoas fiquem acordadas, em alerta e focado durante o dia.
Café tira o sono de noite
Mais uma vez, isso depende de organismo para organismo e não deve ser levado como uma regra geral. De uma forma geral, algumas pessoas que podem ser mais sensíveis a cafeína podem acabar tendo mais dificuldade para dormir depois de uma xícara de café durante a noite, mas nem sempre isso é verdade.
Atividades físicas são prejudiciais para o sono
Não existe uma comprovação científica de que as atividades físicas sejam boas ou ruins para as pessoas em relação ao sono. Mas é necessário sim que as pessoas tenham um tempo para desacelerar o corpo antes que elas deitem para dormir.
Pessoas mais velhas precisam de menos tempo de sono
Esse é um mito, pois as necessidades de sono costumam se estabelecer na casa dos 20 anos. O que acaba mudando é a capacidade de dormir o tempo necessário, uma vez que o sono tende a ficar mais leve na medida em que envelhecemos.