O dia 8 de março acabou se tornando uma data muito especial para todas as mulheres. Afinal de contas, este é o dia delas. A data existe em diversos locais do mundo e serve justamente para que a mobilização pelos direitos de igualdade sejam mantidas. Mesmo com todas as conquistas que as mulheres tiveram nas ultimas décadas, muito ainda precisa ser conquistado.
Confira algumas curiosidades sobre o Dia Internacional da Mulher:
Resumo:
Primeiras manifestações
Os primeiros movimentos que foram realizados para que fosse criado um dia da mulher aconteceu nos Estados Unidos, no ano de 1909, em uma iniciativa do Partido Socialista Norte-Americano.
Guerra
A primeira vez que as mulheres russas comemoraram o Dia Internacional da Mulher foi praticamente as vésperas do inicio do evento que ficou conhecido como Primeira Guerra Mundial, no último domingo de fevereiro do ano de 1913.
8 de março
Nem sempre o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no dia 8 de março. Primeiramente, a data escolhida era no último domingo de fevereiro. Depois, a data foi alterada para o dia 19 de março. O dia 8 de março acabou sendo definido no ano de 1977, por uma decisão através da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Feriado
No Brasil, o Dia Internacional da Mulher não é considerado como um feriado, mas isso não significa que em outros países não seja. Dentre os países que declararam o dia como feriado estão China, Armênia, Rússia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgária, Casaquistão, Quirguistão, Macedônia, Moldávia, Mongólia, Taijiquistão, Ucrânia, Usbequistão e Vietnã.
Mês
Com o objetivo de aumentar o poder de mobilização pelas mulheres, alguns países definiram março como o mês todo em homenagem às mulheres, sendo que os Estados Unidos é uma dessas nações.