Se um tubarão já assusta muitas pessoas, e com toda razão, o que dizer de um tubarão gigante! Pois os cientistas já descobriram, há alguns anos, o megalodon, ou megalodonte, um tubarão que era considerado como o terror dos oceanos que vivem 3,6 milhões de anos. Ele é considerado atualmente como um dos maiores predadores marinhos que se teve notícia.
Confira algumas curiosidades sobre este grande animal:
Resumo:
Dentes de matar
Grande parte das informações sobre o Megalodon se tem a partir dos tamanhos dos dentes que foram encontrados. De acordo com os pesquisadores, eles tinham cerca de 17 centímetros cada um. Eles também tinham uma estrutura pronta para capturar presas e quebrar ossos. Pesquisas indicam que ele se alimentava de tartarugas-marinhas, focas e até mesmo de baleias.
Habitat
Estes animais não se concentravam apenas em uma determinada região do planeta, tendo desta forma uma distribuição mais cosmopolita. Já foram encontrados fósseis em diversas partes do mundo, incluindo Europa, África, Américas e também na Austrália. Ele também costumava ficar geralmente em locais onde houvesse mais diversidade de ambientes marinhos.
Evento de extinção
Assim como diversas espécies que existiram no planeta ao longo dos anos, o Megalodon teria deixado de existir no planeta durante o período que ficou conhecido como Era Glacial. Como este tubarão acabava se dando melhor em locais com águas mais quentes, o tubarão gigante pode não ter conseguido sobreviver ao aumento das temperaturas da ságuas.
Spiak
Pesquisadores encontraram um mito maio que se referia a uma criatura que era chamada de Sipak. Estas histórias teriam sido criadas a partir das grandes arcadas dentárias que foram encontradas nas costas marinhas. Estes dentes eram utilizados para demorar alguns tipos de templos. Os maias achavam que eles pertenciam a uma criatura com c auda bifurcada, mandíbulas serrilhadas e um único dente grande na frente.
Megatubarão: o filme
Por mais que o roteiro possa ser uma grande “besteira de ficção científica”, a história acabou se inspirando no grande Megalodonte. Mas, diferente do que é mostrado no filme, os cientistas não acreditam que seja possível que o animal permaneça vivo no fundo do oceano por milhares de anos.