Muitas pessoas já escutaram o termo “Era do Gelo” ou “Era Glacial”, se referindo diretamente a um momento pelo qual passou o nosso Planeta Terra e que era caracterizado basicamente pelas temperaturas extremamente baixas que atingiam todos os continentes. O que muitas pessoas não sabem é que estudiosos da área ainda consideram o fato de estarmos vivendo a chamada era do gelo quaternária, mas que teve o seu pico de glaciação há 20 mil anos atrás.
Confira algumas curiosidades sobre essas e outras eras do gelo que o planeta Terra já viveu.
Resumo:
Rochas roubando o calor
Cientistas descobriram que formações rochosas que receberam grandes quantidades de gás carbônico vindos das chuvas ácidas, causadas por vulcões, eram responsáveis por drenar boa parte do CO2 da atmosfera, fazendo com que a temperatura diminuísse. Hoje, os pesquisadores acreditam que estas mesmas rochas podem acabar se tornando aliadas no combate ao aquecimento global.
Plantas teriam causado a glaciação Karoo
Enquanto os vulcões e as chuvas ácidas teriam sido as principais causas da era do gelo mais recente, as plantas terrestres teriam sido as grandes culpadas pela chamada glaciação Karoo, que aconteceu há cerca de 360 milhões de anos atrás. As embriófitas teriam sugado o dióxido de carbono da atmosfera e liberado oxigênio em seu lugar, levando à queda das temperaturas na Terra.
Grandes animais dominaram durante a era do gelo
O que costuma ser mostrado em filmes e animações sobre esse período da Terra realmente tem um fundo de verdade. Animais de grande porte realmente dominavam, com mamutes que podiam chegar a 5 metros de altura e felinos dente-de-sabre podendo pesar até 450 kg.
Traços do ápice da era do gelo podem ser encontrados hoje em dia
Alguns resquícios ainda podem ser encontrados nos dias de hoje daquele tempo. Em meio ao lodo do Poço de Piche de La Brea, no sul da Califórnia, é possível encontrar fósseis de diversos animais, como lobos pré-históricos e felinos de dente-de-sabre, que viveram durante a era do gelo. Na ilha de Calvert, no Canadá, estão visíveis pegadas humanas com 13 mil anos de idade. Elas foram deixadas pelos homens e mulheres que migraram para a América do Norte.
Homo sapiens se deram bem
Durante a era do gelo, os nosso ancestrais começaram a sair da África para se espalhar pelo planeta. A espécie conseguiu prosperar especialmente devido a sua inteligência e as ferramentas que eles desenvolviam há milênios.