Confira algumas curiosidades históricas sobre o carnaval
Festa é considerada como uma das maiores manifestações culturais do planeta.
Por Rodrigo Duarte
O carnaval é uma festa que acabou se tornando uma das principais manifestações artísticas e culturais do planeta. Mas, apesar do Brasil ter conseguido se tornar uma referencia quando o assunto é carnaval, a festa acontece em diversos outros locais possui origens longínquos. Diversas civilizações, no decorrer da história da humanidade, celebravam o carnaval, mas de formas diferentes.
Confira algumas curiosidades históricas sobre o carnaval:
Resumo:
Origens Romanas
Muitos historiadores acreditam que as origens mais diretas do nosso carnaval vêm de Roma, mais precisamente de uma festa que era feita e que tinha como principal objetivo homenagear o Deus Saturno. As pessoas costumavam sair para as ruas para dançar, e pequenas construções com rodas, semelhantes a carros, eram empurradas, com pessoas nuas em cima.
Igreja católica
Durante muitos anos, a igreja católica condenava fervorosamente toda a festa de carnaval. Mas, não se sabe bem por quais motivos, pelo ano de 590 ela decidiu aceitar o carnaval, desde que a festa fosse precedida de um dia no qual todos deveriam rezar para expiação dos pecados e do arrependimento. Este dia acabou ficando conhecido como a quarta-feira de cinzas.
Primeiro Baile de Carnaval
Oficialmente o Brasil teve aquele que pode ser considerado como o seu primeiro baile de carnaval oficial no ano de 1840. A festa aconteceu no Largo do Rocio, no Rio de Janeiro. A iniciativa foi de uma atriz italiana que tentava reproduzir o que podia ser encontrado nos festejos de carnaval de Veneza.
Desfiles de fantasia
Aliás, o carnaval de Veneza também acabou servindo de inspiração para outro costume do carnaval brasileiro, que é o de se utilizar fantasias. Mais uma vez os costumes foram importados do baile de máscaras que acontecia por lá.
Primeiro vencedor
Os bailes de fantasia também acabaram inaugurando as competições dos carnavais por aqui. A primeira competição oficial que foi feita levando em consideração as fantasias que as pessoas usavam na festa teve como vencedor Clóvis Bornay, que estava vestido como um Príncipe Hindu.