A água é um bem de importância suprema e tal realidade tem se mostrado cada vez mais presente, especialmente nos grandes centros. Se já estamos enfrentando dificuldades no abastecimento, imagine no que diz respeito à qualidade, ao nível de poluição.
Mesmo com tamanha quantidade no mar, a água acaba recebendo muitos resíduos jogados pelo homem em sua imensa falta de noção. Isso vai afetar toda uma área ambiental e quem começa a pagar o preço, inicialmente, são as diferentes espécies marinhas.
Um dos principais problemas que afeta a vida marítima em termos de poluição é a que ocorre pela via do petróleo. Diferentes meios de transporte que estão no mar e que carregam componentes químicos. Com os acidentes, tudo vai para o ecossistema marinho. E mesmo aqueles acidentes nos oleodutos e plataformas. É muito comum observarmos esse tipo de problema sendo denunciado pela mídia, inclusive com imagens do assassinato de vários seres que vivem no mar.
Resumo:
Principais consequências da poluição
Quando o óleo ou componente químico entra em contato com a água não ocorre mistura. Pelo contrário, uma enorme película acaba sendo formada sobre as águas. Não há penetração de luz solar e cada ser vivo que ali vive deixa de fazer fotossíntese. É o caso da alga, que vai deixar de emitir oxigênio e também de servir de alimento para outros seres vivos do espaço. Vários peixes e outros animais acabam morrendo em meio a esse processo.
A ave marinha também acaba sendo afetada por tal situação. Quando tenta capturar seu alimento, tem suas asas completamente manchadas e impactadas pelo “veneno” e ficam impedidas de voar. Perdem a capacidade de aquecimento natural e, via de regra, terminam por morrer de frio.
Como você muda essa realidade?
No aspecto econômico, a poluição do mar também acaba gerando vários problemas. Um espaço sujo acaba deixando de ser ponto turístico. Quem quer banhar-se em regiões de risco? Com possibilidade de contração de doenças de pele? A pesca também é afetada, gerando perdas para toda a cadeia de pescadores locais.
Se cada um fizer sua parte, não haverá problema em se utilizar o espaço de forma saudável. Para as empresas que possuem o mar como espaço de trabalho, cabe uma maior fiscalização e punição por parte dos governos.