Como funciona o poder branqueador da pasta de dente
Por Victor Palandi
Ter dentes branquinhos é o sonho de quase todas as pessoas, e conseguir isso não é tão difícil quanto parece! Existem hoje no mercado várias opções de clareamentos e branqueadores para se ter dentes mais claros.
Antes de iniciar qualquer atividade para deixar os dentes mais brancos, é importante ter em mente que milagres não existem. Você tem que ser realista e procurar a técnica que mais combina com o que você deseja alcançar, sempre lembrando que o resultado não virá de uma hora para outra, combinado?
Então, vamos conhecer os elementos que te ajudam a manter ou conquistar os dentes que você deseja e entender como eles podem tirar o amarelado de seu sorriso. Vamos lá!
Resumo:
Hábitos proibidos
A saúde sempre começa pela boca e a estética também. Alguns alimentos que ingerimos podem ficar nas paredes da nossa boca e acabam deixando resíduos em nossos dentes. Essas manchas podem ser difíceis de sair e causar malefícios a saúde bucal.
O cigarro, por exemplo, além de ser responsável pelo amarelamento e escurecimento dos dentes, pode deixar os lábios e a região próxima a boca com tons roxeados. Então, temos aí outro motivo para abandonar ou nem iniciar o vício de fumar, pois além da parte estética o cigarro provoca câncer de diversos problemas pulmonares.
Bebidas como café e refrigerantes do tipo cola, que contém muitos corantes de tons escuros, também são vilões dos dentes branquinhos. Evite tomar essas bebidas e opte sempre por ingerir grandes quantidades de água. Seu organismo agradece.
O que é um branqueador?
Normalmente as pastas de dente com a ação branqueadora devem ser utilizadas como complemento ao clareamento dental realizado por um dentista especializado nessa área.
O principal componente dessas pastas são o peróxido de carbamida e o bicarbonato de sódio, e eles são os chamados agentes branqueadores.
Esses dois princípios ativos são responsáveis pela eliminação de manchas nos dentes que são causadas por café, ou outros elementos que sujam o esmalte natural dos dentes, pois causam uma reação na camada externa no esmalte dos dentes.
Entretanto é preciso ficar alerta, pois tanto o bicarbonato de sódio quanto o peróxido de carbamida, quando usados em grandes quantidades, podem causar a sensibilidade nos dentes, que é quando a pessoa sente dor ao mastigar alimentos muito frios ou muito quentes.
Vale lembrar também que o efeito de clareamento promovido pelas pastas de dente não vai atingir o amarelamento abaixo da camada externa, então, se elas não estão surtindo efeito, talvez seja mais adequado procurar o auxílio de um dentista.
Tipos de pasta de dente
Hoje em dia, existem pastas de dente para todos os gostos e preferências. Além das pastas com ação branqueadora, existem as que aliviam a sensibilidade dental além daquelas que possuem flúor em maiores quantidades para proteger os dentes de cáries.
Vale a pena ainda reforçar, no entanto, que sempre que sentir que está havendo algum problema com os seus dentes, procure por um especialista pois ele saberá indicar o melhor tratamento e o creme dental mais indicado para as suas necessidades.