Outubro chegou e com ele o mês da conscientização acerca do diagnóstico precoce do câncer de mama – o chama outubro rosa. Esse tipo de tumor é o mais freqüente entre as mulheres e mal dá para crer que com um simples diagnóstico é possível evitar que o tumor tire a vida de diversas pessoas.
Principalmente no mês de outubro é indispensável passarmos adiante a informação sobre o diagnóstico e a prevenção do câncer de mama, conscientizando o maior número possível de pessoas – e não só as mulheres, mas também os homens, para que possam passar os fatos adiante.
Resumo:
Comece pela conscientização
Parece simples, mas muitas mulheres ignoram o fato de que conhecer suas mamas, fazendo o autoexame, pode ajudar e muito a descobrir ou não um tumor, sendo que, dessa forma, se ele for diagnosticado precocemente, as chances de cura aumentam em níveis muito grandes.
Alertar para a importância desse tipo de exame – e também da mamografia – pode acabar salvando uma vida, que, caso o alertado não soubesse acerca desses tipos de diagnósticos, poderia ignorar os sintomas e piorar a sua situação.
É possível ajudar com doações
Doações para instituições que se solidarizam e se dedicam ao tema também é uma boa opção. Doações de cabelo, por exemplo, podem fazer a vida de mulheres que estavam se sentindo feias devido à queda de cabelo muito mais felizes.
Além de doação de dinheiro e de bens materiais, a doação do seu tempo para conversar com alguém que sofre desse problema também é uma alternativa. Visitar um hospital, uma clínica e doar uma palavra amiga ou apenas o ouvido pode ajudar a melhorar o animo de quem passa por esse problema.
Compartilhe mensagens sobre o mês
É possível informar sobre ações, doações e também conscientizar as mulheres simplesmente compartilhando postagens no Facebook ou em alguma outra rede social.
Por ser uma rede ampla, com certeza vai atingir muita gente que pode não saber nem o significado do Outubro Rosa. Compartilhar mensagens de incentivo também é uma boa idéia, pois pode fazer alguém que possua o tumor ou um familiar sorrir e sentir-se mais confiante sobre a doença.
Alerte sobre os sintomas
Quando a mulher realiza o auto exame, é possível verificar se há algum indicio de tumor, como a presença de nódulo fixo e geralmente indolor, endurecido; a pele ao redor dos seios fica avermelhada ou assemelha-se a uma casca de laranja, ou até mesmo fica retraída.
Também pode haver alterações nos mamilos (bico do peito) e também pequenos nódulos, que podem se localizar embaixo dos braços nas axilas e também ao redor do pescoço.
Se você ainda não realiza nenhuma dessas tarefas, repense! Ao ajudar a conscientização sobre o outubro rosa, você pode acabar salvando uma vida!