A dieta diária envolve consumo de carboidratos, proteínas, pouca gordura, sais minerais e vitaminas. Todos esses nutrientes podem ser encontrados nos diferentes alimentos que ingerimos. Cada alimento possuirá doses diferenciadas de diferentes nutrientes.
Proteína: pode ser localizada em um cogumelo comestível, na carne, no ovo, no leite e em seus derivados (manteiga, coalhada, iogurte, queijo). Existem alimentos de origem vegetal que também possuirão altas doses de proteína. É o caso do feijão, arroz, milho, lentilha, grão-de-bico, amendoim, soja, nozes, amêndoas e castanha-do-pará. A proteína ajuda o corpo a crescer, manter-se resistente e renovado. Alimentos protéicos são considerados construtores ou plásticos.
Carboidrato e gordura: também conhecidos como lipídios. São alimentos que repõem energia. É a partir deles que o corpo vai adquirindo força para a realização das tarefas diárias. Os lipídios podem ser encontrados no pão, macarrão, vegetais, frutas, batata, mandioca, cereais, trigo, milho e até mesmo nos doces.
Minerais e vitaminas: são os alimentos reguladores que vão facilitar para que o corpo esteja prevenido de doenças. Eles agem no bom funcionamento do organismo. Os sais minerais estão bem concentrados na água e em alguns alimentos de origem vegetal e animal. Neles também é possível encontrar boas doses de vitaminas. Como é o caso da carne, ovos, queijo, leite, vegetais (manga, uva, laranja, maçã, melancia, acerola, espinafre, agrião, beterraba, cenoura, pepino, berinjela, tomate, feijão, lentilha, arroz, etc.) e azeite.