Caminhos para obter mais autoconhecimento e prosperidade
Por Victor Palandi
Muitas de nós não reconhecemos nosso poder e força e, até mesmo, nossas fraquezas e defeitos. Conhecer e reconhecer tudo isso em nós mesmas é o trabalho que chamamos de autoconhecimento, mas apesar de ser uma ferramenta muito poderosa, pouquíssimas investem nisso.
Essa é um grande processo para conseguir entender e compreender a si própria, dessa forma você buscará respostas íntimas e vai acessar, sem nenhum tipo de restrição, a todas às suas crenças e limitações.
Existem várias formas de alcançar isso; uma delas, muito popular hoje em dia, é com a ajuda de um coach de vida. Essa profissional vem ganhando muito espaço, por ocasionar mudanças profundas.
Vejamos algumas dicas a seguir!
Resumo:
Educação
Esse seria um dos caminhos mais fáceis se a sociedade não anulasse essa tarefa durante o processo de ensino, por simplesmente não reconhecer a importância do autoconhecimento.
Quando estamos na escola, não há nenhum tipo de estímulo para nos conhecermos, perceber nosso corpo, nossa mente e nossos sentimentos. Na verdade, somos estimuladas a fazer o oposto: trabalhar e estudar o tempo todo, a competir com outras pessoas, a não aceitar problemas e dificuldades e a não reconhecer nossas necessidades pessoais.
Somos ainda ensinadas a sentir vergonha do nosso próprio corpo e esconder todos os problemas pessoais, sempre estando com aquele sorriso estampado.
Não aprendemos que o fracasso também pode acontecer, mas somos ensinadas a nos condenar e a nos cobrar sempre, nos martirizando a troco de nada.
Mude suas crenças
O resultado de todo esse processo deteriorado de educação é o aparecimento de doenças nervosas, problemas psicológicos, dificuldade de convivência, perturbação familiar, dificuldade de relacionamento, insatisfação profissional e por aí vai.
Mas a grande questão é que se não mudarmos nossas crenças e nossa forma de enxergar o mundo e a nós mesmas, vamos continuar sofrendo e tendo dificuldades, e a prosperidade ficará cada vez mais distante.
Temos que acreditar em nós mesmas, pois podemos ser aquilo que queremos ser e nossas atitudes diárias influenciam nesse nosso resultado final. Vamos criar o hábito de olhar para dentro de nós, prestando atenção em nosso comportamento, nas reações do nosso corpo e nos nossos sentimentos. Temos que ter compaixão por nós mesmas, ter amor por tudo que temos e que cultivamos a cada dia.
Se conheça mais, se aceite como é e perceba quais pensamentos e comportamentos não lhe agradam. Entenda seus defeitos, mas sempre tenha consciência que eles são apenas pontos em que precisa trabalhar mais e melhorar, não motivos para autopunição e autodesvalorização.
Alternativas saudáveis
Pegue um pouco de seu tempo e energia e se dedique somente a tarefas que lhe façam bem. Isso é extremamente revigorante, porque estamos fazendo aquilo que realmente gostamos, não importa o que seja, desde a coisa mais simples e boba até a mais complexa e demorada.
Comece a cultivar carinho por você mesma, se amando com todas qualidades e defeitos. Reconhecer o nosso poder interior pessoal é um passo importante para dar mais valor a todos a nossa volta, pois passamos a reconhecer que eles também tem esse poder dentro deles.
Comece a praticar atividades físicas sem nenhum intuito competitivo e que te façam bem, pratique apenas pelo valor energético e sentimental que aquilo exige e desenvolve em você. Preste atenção na alimentação, sem exageros e dieta mirabolantes, mas procure ingerir coisa mais saudáveis.
Alimentos que fazem bem para o corpo também fazem bem para a mente e para alma, além de aumentar seu rendimento diário em todos os aspectos. E não se esqueça que reconhecer sua técnicas e seus caminhos para a evolução e crescimento pessoal é simples, basta se dedicar a conhecer toda a potencialidade que há existe dento de você.