E quais devem ser os cuidados essenciais com esses bichinhos? Por exemplo, para se ter um cachorro?
– Frequência no veterinário para confirmar os ciclos de vacinas e evitar doenças perigosas que podem inclusive ser transmitidas para os donos.
– Tosa é como banho na vida dos animais. Algo essencial na rotina para que o calor excessivo não atraia parasitas. Além disso, cuidado com as unhas. Assim, além de saudável o animal também ficará livre de parasitas. Ninguém merece, por exemplo, ver um cachorrinho se coçando o tempo todo.
– Banho semanal e escovação dentária também são rotinas básicas para a higiene.
– Para tratar a pulga ou carrapato que insiste em aparecer mesmo depois de todos esses cuidados, vale a pena investir em xampus específicos ou mesmo sabonetes de qualidade comprovada para o mundo animal. Se possível, o próprio dono deve retirar os parasitas do corpo do bichinho.
Resumo:
Carinho e atenção são indispensáveis
O cuidado com a alimentação também demonstra o grau de atenção que o dono mantém com o animal e não deve ser tratado de forma precária. Até mesmo a água deve ser fresca e muito limpa. Comida estragada ou sobras de alimentos podem fazer mal ao animal.
Se você ainda não tem o seu bichinho, que tal acolher aquele menor abandonado que você viu em sua rua? Há ainda outros animais que acabam recebendo maus tratos por parte dos donos. Tente combater esse tipo de prática.
Se você teve uma experiência com animal selvagem e não teve muito sucesso, respeite a sua forma de vida e liberte-o.