Quem já passou pela adolescência sabe o que ela significa e como ela pode ser confusa. Já para quem ainda não passou, é um mistério a ser descoberto.
Muitas mudanças caracterizadas por transformações físicas e emocionais irão ocorrer nessa transição. Como entendê-las? Qual a idade em que a criança pode ser considerada um adolescente? Como reage o corpo e o cérebro de um adolescente com tantas mudanças?
Vamos elucidar essas transformações de forma clara e concisa. Confira!
Resumo:
O que é adolescência?
É a fase em que não se é mais criança, mas também ainda não se é um adulto. É caracterizada como a fase de um ser em formação, ou melhor, em transição.
No Brasil, temos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que considera criança a pessoa de até 12 anos de idade incompletos. O adolescente compreende a faixa etária entre 12 e 18 anos de idade. Acima de 18 anos torna-se um adulto e responde de forma isolada pelos seus atos, tanto civil como criminalmente. Durante a adolescência ocorre a puberdade.
O que seria a puberdade?
É a fase em que ocorrem as mudanças fisiológicas e biológicas. É nela que o corpo e mente do adolescente sofrem por várias transformações, tornando-se maduro suficiente para gerar filhos. Essa mudança ocorre de forma diferente entre meninos e meninas. Nos meninos, é marcado pela primeira ejaculação que ocorre entre os 12 e 14 anos, já para as meninas entre os 10 e 12 anos com a menstruação.
É um período repleto de sentimentos como rebeldia, lágrimas e risos, amor e ódio, em que os sentimentos estão à flor da pele.
Principais transformações físicas e emocionais
Durante a puberdade, meninos e meninas passam por mudanças corporais e biológicas. Nos meninos, ocorre o aparecimento de pelos pubianos, crescimento do pênis e testículos, engrossamento da voz, crescimento corporal, surgimento do pomo do adão e a primeira ejaculação. Nas meninas, o início da menstruação, o crescimento das glândulas mamárias, o aparecimento de pelos na região pubiana e nas axilas e o crescimento dos quadris.
Um dos fatores que influencia no comportamento dos adolescentes é o fator hormonal. Esse fator está ligado diretamente com o humor, a agressividade, a agitação, a preguiça, os momentos alegres e tristes. Os adolescentes são impulsivos, imaturos e instáveis. Mudam de atitudes e de opinião de forma rápida e ao mesmo tempo confusa.
A adolescência é uma fase maravilhosa em que vivemos e aprendemos sem medo de correr riscos. Por isso, se você é adolescente, aproveite essa idade, pois ela nunca mais voltará!