O folclore brasileiro é rico em lendas e personagens. Ele é transmitido há várias gerações fascinando adultos e crianças. As histórias são contadas para aguçar a imaginação das pessoas e a criatividade. No Brasil, muitos artistas escreveram sobre os personagens de nossas lendas e crendices. Um dos maiores escritores foi Monteiro Lobato, que deixou vários livros e personagens que encantam a todos.
Alguns dos personagens de nosso folclore são: o Saci-Pererê, o Curupira, a Cuca, o Bumba Meu Boi, a Mula sem Cabeça, o Boto Cor de Rosa, o Boitatá, o Bicho Papão entre vários outros. Vamos conhecer sobre o que diz a lenda de alguns deles!
Resumo:
Saci-Pererê
O Saci é uma lenda do nosso folclore e trata de um menino muito sapeca e travesso que possui uma perna só, que vive e gosta das matas, da natureza do nosso imenso Brasil. Ele tem a pele negra, usa um gorro vermelho na cabeça e gosta de fumar o seu cachimbo. Adora fazer travessuras com as pessoas, mas não é uma má pessoa. Ele é um menino que adora brincar fazendo travessuras como assustar as galinhas, os cavalos, as pessoas.
Curupira
O Curupira é um ser pequeno, com o corpo coberto de pelos, olhos avermelhados, unha azuis, cabelo de cor de fogo e seus pés virados para trás. Ele é o defensor das matas, protege as florestas e os animais dos caçadores não permitindo que nada aconteça. Ele engana a todos com os seus pés virados para trás, pois assim anda ao contrário.
Boitatá
O Boitatá é uma grande serpente de olhos vermelhos que solta fogo pela boca. Vive nas matas e protege a natureza de pessoas malvadas que queiram incendiar nossas florestas.
Boto Cor de Rosa
Conta a lenda que quando anoitece, o boto transforma-se em um belo rapaz, forte, alto, bonito, vestido de branco e muito perfumado. Com um jeito misterioso e galante, ele dança e encanta as moças da cidade e escolha a mais bela para dançar. Quando inicia o amanhecer o boto desaparece misteriosamente e ganha novamente a sua forma de boto retornando para as águas do mar. Nunca tira o seu chapéu para ninguém perceber a abertura em sua cabeça.
Bumba Meu Boi
O Bumba Meu Boi é usado em várias localidades do Brasil, em cada uma delas possui um nome diferente. É mais usado nas festas juninas e nas natalinas ou em grandes comemorações. O boi é feito por uma armação de ripas e coberto com panos coloridos, a cabeça é real de boi ou de vaca.
Muitas outras lendas existem e vamos contá-las em outro artigo. Aguardem!