A Universidade de Harvard é considerada como uma das instituições de ensino mais prestigiadas do mundo. Não é a toa que, de tempos em tempos, pessoas acabam sendo descobertas tentando colocar a instituição, de alguma forma, no seu currículo, sem ter de fato estudado por lá.

Essa universidade foi originalmente fundada no ano de 1636, se tornando assim a instituição mais antiga de ensino superior dos Estados Unidos e uma das mais antigas do mundo ainda em funcionamento.

Confira algumas curiosidades sobre a Universidade de Harvard:

Estátuas da mentira

5 curiosidades sobre a Universidade de Harvard

O seu campus conta com uma das estátuas mais fotografadas de todos os Estados Unidos. O monumento acabou ficando conhecido como “A Estátua das Três Mentiras” em virtude do que pode ser lido na sua base: “John Harvard, Founder, 1638”. Mas Harvard não foi o fundador original da universidade, ela não foi fundada em 1638 e a pessoa que serviu de modelo para a estátua não foi Harvard.

Mais antiga que o cálculo

A Universidade de Harvard é uma instituição tão antiga que muitas disciplinas que hoje são consideradas fundamentais e básicas para uma série de áreas simplesmente não existiam nos seus primeiros anos. Era o caso da matéria de “cálculo”, que simplesmente ainda não havia sido inventada quando a instituição foi fundada.

Rivalidade

5 curiosidades sobre a Universidade de Harvard

Harvard possui uma das rivalidades mais conhecidas dentro do mundo dos esportes universitários, que é contra a Universidade de Yale. Por conta disso, foi criado aquele que se tornaria o primeiro estádio de futebol americano de concreto, no ano de 1903.

Biblioteca intacta

A biblioteca da instituição se chama Widener Library em homenagem ao seu primeiro benfeitor, Harry Eikins Widener, que doou $ 3,5 milhões para a sua construção. Mas quando fez isso também fez uma exigência: o prédio da biblioteca jamais poderia ser alterado. Por conta disso, ao longo da história foram construídas extensões da biblioteca no subsolo.

Bilionária

A instituição é atualmente a universidade que recebe mais doações financeiras no mundo todo, já tendo acumulado 36,4 bilhões de receita apenas dessa forma.