A eletricidade é considerada fundamental nos dias de hoje para a vida moderna. Este é considerado como um bem essencial, mesmo que as pessoas tenham que pagar, na sua grande maioria. E para ter eletricidade atendendo todos os equipamentos instalados dentro de casa é preciso ter uma instalação que faça com que essa eletricidade chegue nas tomadas.
O problema é que a eletricidade realmente pode ser considerada como perigosa. E quando grandes descargas de eletricidade chegam no corpo da pessoa podem acabar sofrendo o que é chamado de eletrocussão.
Confira algumas curiosidades sobre a eletrocussão:
Resumo:
A eletricidade não entra no corpo
A eletricidade impacta na ativação de cargas elétricas no interior do corpo. Por isso, acaba sendo errado afirmar que a eletricidade entra no corpo da pessoa. Na verdade ela indica a entrada de uma corrente capaz de deslocar os elétrons e transportá-los para o caminho “mais fácil”, de acordo com as leis da interação elétrica atrativa.
Corpos costumam ser arremessados pela descarga
Algo que costuma ser mostrado em filmes e séries realmente pode acontecer: uma descarga elétrica pode ser tão forte que faz com que o corpo da pessoa seja arremessado para trás. Isso acontece em função da força pura do choque sendo aplicado.
Água pode não ser o melhor dos condutores
Todo mundo sabe que a água acaba sendo condutora de eletricidade. Alguns sólidos como metais e minerais, quando dissolvidos, podem acabar se tornando condutores muito mais eficientes para a eletricidade. Isso acontece basicamente em função da presença da nuvem de elétrons nesses elementos.
Os olhos das pessoas podem derreter
Essa é uma cena que realmente parece coisa de filme de terror. Os olhos, que são considerados como uma das estruturas mais sensíveis do corpo humano, podem acabar derretendo diante de uma descarga forte. Isso acontece porque a retina, na camada interna dos olhos, pode desencadear sinais elétricos à medida que capta a luz.
A pele pode ser transformada em carvão
O processo chamado de carbonização é um processo provocado, na sua grande maioria, por descargas elétricas. Quando há grande perda de tecidos moles e ósseo, e uma modificação na estrutura e forma do corpo, a pele é parcial ou totalmente reduzida a texturas semelhantes às de carvão.