5 curiosidades sobre a Bitcoin

A bitcoin se tornou o sinônimo de moedas virtuais, também conhecidas como criptomoedas. Mas existem diversas outras moedas que seguem o mesmo formato da bitcoin, que basicamente é um dinheiro que existe apenas em um ambiente virtual e que acaba sendo regulamentado pelo próprio mercado, sem a interferência direta de um órgão como o Banco Central, por exemplo.

A moeda se tornou uma das formas mais comuns de transação financeira para quem deseja se manter de forma anônima. Mas ele também se tornou uma forma de investimento, já que muitas corretoras passaram a atuar com este tipo de moeda para que as pessoas consigam comprar e obter lucro.

Confira algumas curiosidades sobre a Bitcoin:

Nunca ninguém viu o seu criador

Até hoje ninguém sabe realmente quem foi a pessoa que inventou o Bitcoin. Ele é identificado apenas como Satoshi Nakamoto, mas ele nunca teve sua identidade comprovada. Já foram feitas diversas investigações pela imprensa, mas nunca se conseguiu chegar realmente a identidade do criador.

Duas pizzas

De acordo com os registros históricos, a primeira transação comercial aconteceu no dia 22 de maio de 2010. Neste dia, um programador gasto 10 mil bitcoins para conseguir levar para casa duas pizzas. Se convertermos o valor dos dias de hoje por essas bitcoins ele seria equivalente a 52 milhões de dólares.

Valor de mercado maior que McDonald’s e Disney

Hoje em dia, existem diversos estudos que querem entender melhor os valores referentes ao Bitcoin. De acordo com pesquisas mais recentes, se todos os bitcoins existentes forem multiplicados pela cotação da moeda, o valor seria maior de 170 bilhões de dólares. O valor supera a de companhias tradicionais como McDonald’s (cerca de 137 bilhões de dólares) e Disney (158 bilhões de dólares).

Bitcoins foram parar no lixo

Desde que se tem notícia do processo de início de mineração do Bitcoin, muitas pessoas acabaram colocando essas moedas no lixo. Isso acontecia quando as pessoas jogavam HDs dos seus computadores no lixo. O morador do País de Gales James Howells foi um deles. Após ter derramado uma bebida sobre seu computador, Howells o desmontou e removeu o HD. “Guardei o HD em uma gaveta por três anos e esqueci completamente das bitcoins”, disse na época. Em 2013, ele resolveu jogar fora antigos equipamentos de TI e o HD foi um dos que foi para o lixo.

Ilegais em alguns países

Em algumas nações, o Bitcoin é considerado como ilegal. Por exemplo, desde 2014, a moeda virtual não é considerada legal na Bolívia. O país proibiu qualquer tipo de transação com moedas que não sejam controladas por um governo ou por uma entidade autorizada. O Equador também seguiu o mesmo caminho.

Pela Web

Sair da versão mobile