O amor é um sentimento muito forte entre as pessoas que, em determinados casos, pode ter tanto impacto que suas repercussões acabam sendo sentidas até mesmo por pessoas que não estão diretamente envolvidas. Além disso, este sentimento também já acabou sendo utilizado como desculpa para os mais diversos tipos de ações, desde as simbólicas até as mais violentas.
Confira alguns dos maiores gestos românticos que acabaram entrando para a história da humanidade:
Resumo:
Construção do Taj Mahal
Um belo exemplo da força e da representatividade do amor, que acabou dando origem a uma das grandes maravilhas do mundo. O monumento foi construído pelo imperador Mughal Shah Jahan no século XVII em memória a morte daquela que foi considerada como seu verdadeiro amor, mesmo ela não sendo sua única esposa: Arjumand Banu Begum, mais conhecida como Mumtaz Mahal
Jardins suspensos da Babilônia
De acordo com as histórias que foram encontradas pelos pesquisadores, o local foi um presente do rei Nabucodonosor II para sua esposa Amytis. Ela era natural de Mídia, um local que hoje pode ser considerado como o noroeste do Irã. Para que ela não sentisse saudades de casa, o rei mandou construir os jardins, que lembraria as montanhas e a flora da sua terra natal.
Diamante Orloff
Conde Grigory Orloff, da Rússia, na tentativa de reconquistar aquela que um dia foi sua grande amada, deu para Catarina, a Grande, um diamante de aproximadamente 190 quilates. Mas a então imperatriz da Rússia não aceitou bem o gesto. Não que ela tenha rejeitado o presente, pelo contrário: ficou com o diamante e colocou no seu Cetro Imperial, mas nunca retomou o romance com o conde.
Dedicatória de Carl Sagan
Carl Sagan escreveu uma dedicatória para sua esposa, Ann Druyan, em seu livro mais famoso (Cosmos – 1980) que se tornou muito famosa: “Para Ann Druyan: Na vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é minha alegria passar um planeta e uma época com Annie.” Ambos acabaram se aproximando quando estavam trabalhando nos discos de ouro da Voyager, que foi criado como uma espécie de “cápsula do tempo” que seria enviada para o espaço para tentativa de comunicação com possíveis seres extraterrestres.