3 epidemias que marcaram a história da humanidade

Grandes epidemias foram registradas em diversos momentos ao longo da história, basicamente em todos os períodos da história. Muito se pensava que a quantidade de pessoas infectadas por uma determinada doença em um curto período estava relacionada a falta de conhecimento científico e da medicina. Mas, nos dias de hoje, a humanidade ainda sofre com a chegada de doenças inesperadas.

Uma das principais características das epidemias ou das pandemias é o fato de que elas basicamente redefinem diversos aspectos da sociedade. Muito acaba tendo que ser alterado em função da luta que a humanidade precisa travar contra um inimigo que é praticamente invisível. E o impacto costuma durar muitos anos.

Confira 3 grandes epidemias que redefiniram os rumos da humanidade:

Peste de Atenas (430-427 a.C.)

Atenas, que foi o grande centro da civilização durante muitos anos, aconteceu um surto epidêmico que acabou sendo chamado de Peste de Atenas. A doença teve um grande surto entre 430-429 a.C., enfraqueceu-se durante 428 a.C. e ganhou força novamente a partir de 427 a.C. Os problemas causados pela doença foram registrados pelo grego Tucídides.

Os efeitos da doença teriam iniciado junto com a Guerra do Peloponeso, e acabou tendo um impacto fundamental na disputa. A doença também pode ter um tido um grande impacto nas mulheres grávidas, e com muitas mortes acontecendo, as pessoas começaram a questionar até as crenças religiosas da época.

Peste negra (1347-1353)

A doença acabou se tornando uma das maiores pandemias da história da humanidade. Muitos especialistas ainda discutem sobre os reais impactos, mas pesquisadores acreditam que a Peste Bubônica teria matado 1/3 da população europeia da época. A doença era transmitida através das pulgas de ratos.

A doença teria chegado na Europa no ano de 134, e muitos especialistas afirmam que ela pode ter surgido na China. Uma das características da doença, que facilitou a contaminação, é que depois que ela entrava no organismo dos humanos ela podia ser transmitida através das vias respiratórias. Essa doença acabou sendo responsável por grandes medidas de isolamento na época.

Gripe Espanhola (1918 – 1919)

Essa Pandemia aconteceu no começo do século XX e teria sido responsável por matar pelo menos 50 milhões de pessoas. A doença surgiu junto com os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial e acabou se aproveitando dos deslocamentos que eram feitos por grandes quantidades de soldados.

Houve três ondas de contágio, que se estenderam de 1918 a 1919. A segunda onda ficou conhecida como a de maior capacidade de contaminação e foi a mais mortal. Em um mundo que começava a se tornar mais conectado, a doença acabou se espalhando com uma certa facilidade para todos os continentes do mundo.

Pela Web

Sair da versão mobile