O probióticos é uma bactéria benéfica que age na melhoria da saúde intestinal e facilita o processo digestivo, bem como a absorção dos nutrientes. Quando se insere alimentos com essa característica na dieta, o intestino funciona melhor e mantém o sistema de imunidade alto, o que auxilia na prevenção de doenças a exemplo de gripes e resfriados.
Algumas das vantagens no uso do probiótico:
- Combate à doença intestinal: síndrome do intestino irritável, colite, doença de Chron ou inflamações intestinais.
- Combate às causas da hemorroidas, infecções urinárias e candidíase.
- Auxílio no combate à azia e má digestão.
- Ampliação da quantidade de nutrientes no organismo. A vitamina B e a metionina passam a ser melhor absorvidas.
- Elevação do número de macrófagos, que cumprem o papel de defender o organismo.
- Mesmo que o probiótico exerça tão importantes funções na manutenção da saúde, também é muito válido que se consulte um nutricionista ou médico especializado antes de iniciar o uso desse tipo de componente.
- Probiótico nos alimentos
E fora das cápsulas, onde podemos encontrar os probióticos? Os Lactobacillus acidophillus, L. casei e L. bifidum são os mais recomendados. De forma geral, podem ser incluídos nos alimentos que possam sofrer tal combinação. É o caso do comercialmente conhecido como Yakult, Activia, Kefir.
Já os alimentos orientais feitos à base de legumes, verduras ou soja devem ainda contribuir para a função. É o caso do Miso, Natto, Kimchi, vendidos em espaços de saúde especializados.
Quando se consome tal alimento de forma regular, há forte melhoria no trânsito do in