12. Reprodução
Reprodução assexuada
É realizada por regeneração, brotamento e gemulação.
Regeneração: os poríferos possuem uma imensa capacidade de se regenerar. Quando algum fragmento do corpo da esponja se desintegra, tal parte pode ser regenerada facilmente, tornando-se numa nova esponja.
Brotamento: muitos poríferos possuem brotos em seu corpo. Tais brotos se desprendem da esponja-mãe, formando um novo porífero. Quando permanecem ligados à esponja materna, formam-se colônias.
Gemulação: esse tipo de reprodução ocorre nas esponjas de água doce, e em algumas esponjas marinhas. Tais esponjas apresentam gêmulas de reprodução, que é um grupo de amebóides envolvidos por uma dupla membrana revestida por anfidiscos, e permanecem em estado latente. Quando as condições ambientais são favoráveis os amebócitos saem da gêmula, se unem e reorganizam uma nova esponja.
Reprodução Sexuada
Na reprodução sexuada as esponjas, geralmente, são hermafroditas. Não possuem órgãos reprodutores, os gametas são formados a partir dos amebócitos. A fecundação é considerada interna, pois as primeiras fases da evolução do embrião acontecem no interior do organismo materno. A fecundação também é considerada indireta, pois o espermatozóide não penetra diretamente no óvulo.