16. As utilidades do bicarbonato de sódio (NaHCO3)
O bicarbonato de sódio está muito presente nos compostos que utilizamos no dia-a-dia, ele pode ser utilizado em fermentos, extintores de incêndio, e também como antiácido estomacal.
Antiácido estomacal
Para que ocorra a digestão, nosso estômago produz o ácido clorídrico.
Algumas pessoas ficam, por exemplo, nervosas, com hiperacidez (excesso de ácido clorídrico), para normalizar essa acidez deve-se tomar um tipo de base fraca e que não seja tóxica.
Os antiácidos mais comuns são:
NaHCO3 – Alka-Seltzer, Sonrisal
CaCO3 – Tums
Mg(OH2)2 – Leite de Magnésia
Al(OH)3 – Mylantra, Maalox
NaHCO3 + HCl → NaCl + H2O + CO2
Mg(OH)2 + 2HCl MgCl2 + 2H2O
Fermentos para pães e bolos
Esse é o fermento químico, ele é composto por NaHCO3, ou seja, um ácido orgânico, que pode ser cítrico ou tartárico, onde para que ele possa agir na massa fazendo-a crescer deve ser dissolvido em água ou em leite, desta forma ocorrerá a reação com o bicarbonato de sódio, e a liberação do gás carbônico, fazendo a massa crescer.
↑
NaHCO3 + HA → NaA + H2O + CO2
ácido
O bicarbonato de amônio também é usado como fermento, ele libera gás carbônico, amônia e água, isso ocorre quando se decompõe e por aquecimento.
NH4HCO3(s) → NH3(s) + CO2(s) + H2O(v)
∆
Fermento biológico
Leveduras são microorganismos que separam enzimas que catalisam a transformação do açúcar em álcool e gás carbônico.
Observe:
C6H12O6 enzima 2 C2H6O + CO2
glicose levedura etanol
Quando é liberado o CO2 a massa se expandi.
Extintor de incêndio de espuma química
Este extintor funciona da seguinte forma: se invertido ele abre uma tampa que fica interna na garrafa, contendo H2SO4 o ácido é liberado e entra em contato com o NaHCO3.
2 NaHCO3(aq) + H2SO4(aq) →
→ Na2SO4(aq) + 2H2O(l) + 2 CO2(g)
Quando o CO2 é produzido ele provoca uma pressão e sai junto com a solução, o que resulta em uma espuma, evitando assim que o material que está em chamas não entre em contato com o oxigênio, porém ele não pode ser utilizado em situações de incêndio ligadas a rede elétrica, pelo fato de que a espuma conduz corrente elétrica, pois nela há íons.