7. Propriedades elétricas
Normalmente, as partículas dispersas (micelas) apresentam cargas elétricas de mesmo sinal.
Essa carga elétrica depende da quantidade de cátions (íon de carga positiva) e ânions (íon de carga negativa) no sistema. Ou seja, quando há excesso de cátion, as micelas ficam positivas, e quando há excesso de ânions, as micelas ficam negativas.
Quando um colóide é preparado em meio ácido (excesso de cátions), as micelas adquirem carga elétrica positiva, e quando são preparados em meio básico (excesso de ânions), as micelas adquirem carga elétrica negativa.
Portanto é possível converter a carga elétrica de uma micela modificando a quantidade de cátions e ânions presentes nessas partículas. Em determinado momento dessa conversão, as micelas ficarão eletricamente neutras, nesse momento o sistema atinge o ponto isoelétrico.
ELETROFORESE
O fenômeno da eletroforese ocorre quando um colóide é submetido a um campo elétrico, e todas as micelas migram para o mesmo eletrodo.
Quando as micelas forem positivas, elas migrarão para o cátodo (pólo negativo, para onde vão os cátions), este fenômeno é denominado cataforese.
Quando as micelas forem negativas, elas migrarão para o ânodo (pólo positivo, para onde vão os ânions), este fenômeno é denominado anaforese.