O retículo endoplasmático
Por Redação
O retículo endoplasmático
Biogênese
A produção de proteínas que formam a membrana do retículo do endoplasmático é feita pelos ribossomos. Os lípides são formados por estas mesmas membranas.
Estrutura
Quando se trata do retículo endoplasmático (RE), podemos dizer que ele é considerado um sistema de canais e canalículos formados por membranas, as quais possuem continuidade com o núcleo celular. Funcionam como "túneis" sinuosos dentro da célula. Está presente apenas nos seres eucariontes.
Existem dois tipos de retículo endoplasmático:
* retículo endoplasmático granular (REG) – possui ribossomos aderidos às suas superfícies.
* Retículo endoplasmático liso (REL) – não possui ribossomos aderidos às suas superfícies.
Composição Química
O retículo endoplasmático é composto por uma membrana lipoprotéica. As proteínas do retículo endoplasmático estão relacionadas á enzimas e estruturas, e os lípides são os fosfolípides.
Ocorrência
O retículo endoplasmático está presente nas células eucariotas.
Funções
Rede de distribuição de substâncias – Algumas substâncias se deslocam dentro dos "túneis" do RE, movendo-se dos seus locais de produção até seus locais de utilização, de forma que não se misturam com o hialoplasma.
Produção de lipídios – A produção de alguns lipídeos, como o colesterol e os fosfolipídios é feita pelo retículo endoplasmático liso (REL).
Produção de proteínas – Essa é uma das principais funções do retículo endoplasmático rugoso (RER), o qual recebeu este nome por apresentar uma grande quantidade de ribossomos aderidos a sua superfície.
Os ribossomos são moléculas grandes que tem um papel muito importante na síntese de proteínas. Eles funcionam como o local no qual o RNA mensageiro se adere para ser lido e traduzido e, assim, funcionar como a base de produção das proteínas.