Zootecnia
13 de Maio é o dia do Zootecnista. Conheça quais são as principais características para se tornar um profissional desta área.
Por joice
, atualizado em
Existe uma profissão destinada a pessoas que cuidam de animais criados para fins comerciais, supervisionam sua genética, alimentação e reprodução, isso para que o melhor alimento chegue à mesa dos brasileiros com qualidade, como: carne, ovos, leite entre outros. Esse profissional é o Zootecnista.
Eles atuam em empresas especializadas a cuidar da área de alimentação e produção e higiene animal para que a saúde dos rebanhos criados para um fim especifico.
Para se tornar um profissional da área, existem algumas características específicas que o candidato deve adotar logo no começo, ou antes, da profissão. A primeira delas é se interessar pela área científica e animal, além de ter iniciativa.
Veja outras características fundamentais:
Ter pensamento rápido | Ser comunicativo (a) | Gostar de Estudar |
Ter atenção ao que está fazendo | Ser organizado (a) | Ter iniciativa |
Resumo:
O que estudar?
Assim como em todas as profissões, para atuar na área de zootecnia é necessário ter ensino superior em Zootecnia. Além disso, a profissão é reconhecida e fiscalizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. As principais matérias a serem abordadas durante o curso são:
- Biologia;
- Genética;
- Citologia;
- Química;
- Anatomia;
- Zoologia;
- Nutrição animal;
- Ciências do Solo;
- Informática;
- Administração.
Mercado de Trabalho
O mercado para este profissional não é tão extenso como os demais, quem se forma nesta área tem a opção de trabalhar somente em empresas privadas. Além disso, a maior concorrência deste profissional são os veterinários que também atuam em áreas de zootecnia porque não existe uma lei específica que impeça isso.
Outras opções são:
Venda de produtos agrícolas, formulando técnicas de vendas, treinamento de equipes e descobrindo novidades da área no mercado de trabalho. Outra opção é trabalhar em cooperativas, laboratórios, saúde animal, consultoria, lecionando e em zoológicos. E, por fim, existe aquela área em que o zootecnista trabalha com melhoramento genético, onde desenvolver técnicas para melhorar as raças.
Remuneração
Segundo o Sindicato dos Zootecnistas, o salário médio inicial, dependendo da região e atuação na área, é de R$ 3.732,00, por 6 horas diárias.