O WhatsApp se tornou o app de troca de mensagens mais utilizado do mundo. Não apenas em seu segmento, mas nas lista de apps, de um modo geral, ele também ocupa as primeiras posições entre os mais utilizados no dia a dia. De acordo com uma pesquisa recente feita pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box, o mensageiro é o app mais aberto por dia no Brasil.
De acordo com outros dados que foram revelados pela Baum Digital, 0% dos usuários europeus e latino-americanos o utilizam todos os dias como o principal meio de comunicação. E isso acabou fazendo com que ele acabasse se tornando muito mais do que uma ferramenta de troca de mensagens pessoais, mas também um importante app utilizado no mundo corporativo.
Mas, como trata-se de um aplicativo que está presente no dia a dia das pessoas, é importante quando as trocas de mensagens são feitas com um contato ou em um grupo profissional.
Confira algumas dicas para ser mais profissional no WhatsApp:
Resumo:
Evite mensagens pessoais
Quando estiver se comunicando com os colegas de trabalho, é importante que as mensagens trocadas sejam de cunho profissional. Por isso, é muito importante evitar assuntos pessoais, bem como mensagens ou imagens de bom dia, com cunho religioso, piadas, etc.
Cuide o português
Mesmo que seja um app criado para comunicação informal, lembre-se que o português pode acabar sendo avaliado por colegas e superiores na troca de mensagens pelo WhatsApp. Por isso, é sempre importante tomar alguns cuidados para não cometer erros básicos, mesmo que a troca de mensagens seja mais informal.
Cuidado no envio das mensagens
Se tiver muitos contados pessoais e profissionais na mesma conta do Whats, é muito importante redobrar o cuidado no momento do envio da mensagem, para saber se ela está indo realmente para o contato ou grupo correto. Esse cuidado deve ser maior ainda no momento em que as mensagens são encaminhadas.
Respeite o horário comercial
O correto, caso a troca de mensagens pelo WhatsApp faça parte do dia a dia do trabalho, é que as pessoas respeitem os horários comerciais e de trabalho de cada colaboradora. Portanto, é muito importante respeitar o momento de folga dos envolvidos.